Publicidade

Imagem do céu mato-grossense ganha menção honrosa em prêmio fotográfico e recebe nome carinhoso: ‘O céu do caipira’

A fotografia reconhecida no 14° Prêmio New Holland de Fotojornalismo foi tirada pelo profissional João Garrigó, de apenas 29 anos

“Céu caipira” do Mato Grosso do Sul ganha prêmio e menção honrosa; veja a imagem – Foto: João Garrigó/Arquivo Pessoal

Quem mora na cidade grande mal deve imaginar que vivemos tão perto de destinos incríveis para quem ama astronomia e vistas verdadeiramente impressionantes dos astros.

Publicidade

O fotógrafo João Garrigó, de 29 anos, foi o responsável por compartilhar com o Brasil e o mundo uma imagem da noite estrelada em uma fazenda na cidade de Inocência, no Mato Grosso do Sul, localizada a 330 km da capital, Campo Grande, município em que o artista reside, e provar que temos, sim, destinos nacionais incríveis para o astroturismo.

+ VEJA: Chile se torna a capital mundial do astroturismo e ganha apelido de ”Olhos do Universo”

Para o portal G1, João explicou sobre o contexto da fotografia: “Estava ocorrendo a vacinação do gado nesta fazenda e eu passei o dia acompanhando os trabalhos. Durante a noite, vi que o homem sertanejo possui esta visão privilegiada, de ver as estrelas, a via láctea com o olho humano, então, fiz a foto e gostei demais do resultado. Achei bem diferente e muito bonita mesmo”.

Sobre os costumes noturnos dos moradores da cidade de Inocência, Garrigó ainda contou: “Fica quase tudo apagado, por conta dos bichinhos que vão perto da luz, é uma rotina para eles. Ficam ali, só observando a lua, as estrelas, realmente um privilégio. E, a partir disso, coloquei o título: o céu do caipira”.

Publicidade

+ VEJA: 10 fenômenos naturais fascinantes que você PRECISA conhecer

Acostumado a inscrever suas imagens em concursos fotográficos da região, desta vez, João decidiu ir além de inscrever sua foto no 14° Prêmio New Holland de Jornalismo

Dentre 2.201 imagens inscritas no concurso, os avaliadores tiveram olhos maiores para a imagem de Garrigó, que recebeu uma menção honrosa durante a cerimônia do evento a final do mês de abril, mais especificamente dia 22.

Publicidade

+ VEJA: Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho

“Sempre tive muito apoio, desde que comecei no jornalismo e me inspirei em grandes profissionais da área, como o Valdenir [Rezende] e os filhos dele. Eles diziam que eu tinha que me inscrever mesmo, sempre me abraçaram e então eu nunca deixei de tentar. Ontem, na cerimônia, fiquei muito feliz no discurso quando parabenizaram pelas fotos de Mato Grosso do Sul”, disse o fotógrafo para o portal de notícias.

Agora, a imagem que foi a única do Brasil a receber a menção poderá ser reconhecida mundialmente em uma exposição itinerante.

Publicidade