ChatGPT não é nada sustentável! A cada vez que você demanda dele, litros de água são gastos; entenda

Todo favor que é pedido à Inteligência Artificial, não gasta apenas dinheiro dos empresários, mas grande quantidade do líquido, o que acaba sendo prejudicial ao planeta; entenda

ChatGPT-água
Todo favor para o ChatGPT gasta grande quantidade de água, o que acaba sendo prejudicial ao planeta; entenda o cenário e reflita – Créditos: depositphotos.com / DragosCondreaW

Recentemente, saiu uma pesquisa que os donos de Inteligência Artificiais detestavam quando alguém era educado com a ferramenta. O motivo é que isso custava a eles um bom desembolso. Porém, cada favor à IA, como o ChatGPT, não gasta apenas dinheiro dos empresários, mas uma certa quantidade de água, o que acaba sendo prejudicial ao planeta. Saiba mais para se conscientizar:

Publicidade

ChatGPT desperdiça água

Toda atitude que tomamos na Internet tem um impacto e, dessa vez, não estamos falando da saúde mental, mas do ecossistema em que vivemos. A cada 100 palavras que alguém envia ao ChatGPT, 519 mililitros vão por água abaixo. E você pode pensar que isso é pouco. Porém, se começar a aumentar esta quantidade considerando cada pessoa que utiliza o mecanismo, o consumo anual resultaria em 435 milhões de litros, o equivalente para abastecer um pouco mais de um milhão de habitantes do Rio Grande do Sul durante um dia e meio.

Por que isso acontece?

Imagine uma sala gigantes repleta de computadores, chamados de servidores. Neste local, se gera uma grande quantidade de calor e, por isso, a necessidade da água para arrefecê-lo – da mesma forma que acontece com nosso corpo, por exemplo, liberando suor. E, em locais do mundo onde o líquido é escasso, a situação fica ainda pior, pois necessitam de sistemas de ar-condicionado elétricos, carecendo ainda mais de energia.

Vale mesmo a pena procurar certas informações no ChatGPT?

Apesar de certas iniciativas para mudar o cenário já estarem sendo efetivadas, a mudança não está acontecendo em grande escala. A título de exemplo, A Microsoft a partir de 2028, comprará toda a energia gerada pelo reator nuclear de Three Mile Island, já a Google se comprometeu a repor a água que utiliza até o ano de 2030, porém, até 2023, só havia atingido 18% do valor. Então aqui fica o questionamento, agora, sabendo disso, será que vale mesmo você perguntar tudo ao ChatGPT?

Publicidade

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital