Publicidade

No Dia Mundial da Água, 22 de março, confira dicas para incentivar o consumo consciente

Evitar o desperdício durante o banho, escovação dos dentes ou ao lavar a louça são recomendações básicas, mas ainda necessárias

No Dia Mundial da Água, 22 de março, confira dicas para incentivar o consumo consciente – Pixabay

O Dia Mundial da Água foi pensado e criado no ano de 1992 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância de manter este recurso natural tão importante para a nossa sobrevivência sempre disponível.

Publicidade

Foi nesta mesma data que a ONU lança a Declaração Universal dos Direitos da Água. Nele, são apontados alguns fatores essenciais, como: “A água faz parte do patrimônio do planeta; Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;”

VEJA: DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Projeto social levanta reflexão sobre importância do cuidado coletivo com esse patrimônio da humanidade

Sabemos que, durante a pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social, as pessoas tenderam a usar cada vez mais a água em casa, seja no banho, lavando louça, lavando as roupas, etc. Esta afirmação foi confirmada por Humberto Bruzadelli, técnico da estação de tratamento de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para o portal de informações NSC Total.

Por isso, o indicado é que as pessoas ainda se conscientizem ao fechar a torneira durante a escovação dos dentes ou lavagem da louça. Que tomem banhos de no máximo 8 minutos por pessoa. Que utilizem a máquina de lavar quando tiver peças suficientes para enchê-la. Além diss, a água que saí após a lavagem das roupas também pode ser reutilizada para lavar calçadas, quintais ou varandas, por exemplo.

Publicidade

+ VEJA: Modelo e ativista, Gisele Bündchen lança projeto ambiental para incentivar as crianças a plantar

Por fim, você deve se atentar às possíveis alterações da água. Lembre-se de que ela é e sempre será incolor, insípida e inodora. Ou seja, se quando você for beber a água apresentar uma cor, gosto ou cheiro diferenciado, tome cuidado. Sua saúde também está em primeiro lugar.

Publicidade