Publicidade
Lago Lonar muda de cor na Índia; especialistas estudam causa – Maharashtra Tourism/ Reprodução

Durante esta quarentena, já vimos algumas praias ficarem mais limpas, mares azulados ficarem mais transparentes, taxas de poluição nas cidades diminuírem, mas essa foi a primeira vez que vimos um lago ficar ROSA.

Publicidade

O lago Lonar, formado há 52.000 anos por conta da queda de um meteorito de dois milhões de toneladas, localizado no estado de Maharashtra, na Índia, mudou repentinamente de tonalidade nos últimos dias.

Gajanan Kharat, geólogo local, disse no Twitter do Turismo da região que o fenômeno já havia acontecido em outros anos, de forma mais atenuada, mas que nunca havia chegado a uma cor tão forte como essa… Tão pink.

“Parece particularmente vermelho este ano porque este a salinidade da água aumentou”, disse ele, que logo continuou: “A quantidade de água no lago diminuiu e o lago ficou mais raso; portanto, a salinidade aumentou e causou algumas mudanças internas”.

Funcionários do departamento florestal indiano foram instruídos a coletar amostras da água do local para descobrir o que está causando essa misteriosa mudança na cor.

Publicidade

A causa exata, até o momento, é incerta, mas a hipótese mais comentada até o momento é o aumento da salinidade da água, a presença de algas ou a uma combinação de ambos (como aconteceu em partes do lago Great Salt, em Utah, ou do lago Hillier, na Austrália).

A falta de atividade humana, devido às medidas de isolamento social, também pode ter contribuído para o fenômeno.

Veja mais:

Publicidade
Lake Lonar, na Índia, fica rosa
Twitter