Publicidade

Cheiro de Provence

Em Cunha, no Vale do Paraíba, uma singela plantação de lavanda se transformou rapidamente em um um dos pontos turísticos mais concorridos da região

Cheiro de Provence – Vera Briones
A paisagem lilás começou tímida, no canteiro de uma casinha de campo alugada por duas amigas. Em 2008, a publicitária Fernanda Freire e a paisagista Fátima Terra arriscaram plantar dez pés de lavanda para ver como reagiam ao solo e ao clima de Cunha. Não demorou para perceberem que a inflorescência tinha gostado.
Animadas, empreenderam uma viagem à Provence francesa, para conhecer produtores, destilarias e fábricas de cosméticos à base da planta. Na volta, por motivos pessoais, Fátima desistiu do projeto e apenas Fernanda tocou o sonho. Comprou 10 hectares à beira da Estrada Cunha-Paraty, onde fez crescer o Lavandário. “Plantamos também a malva-cheirosa, o manjericão e a verbena, de onde extraímos os óleos essenciais para completar a linha de produtos”, diz Fernanda.
Dessa linha constam o óleo essencial de lavanda, o carro-chefe, chás, azeites, cosméticos e sachês para ambiente, à venda pela internet e/ou na loja, que fica no alto
do terreno. Na varanda, Fernanda ainda arranjou mesas e bancos de madeira, para os visitantes apreciarem a vista e degustarem quitutes que levam a planta como ingrediente. A melhor pedida é o sorvete arroxeado. Servido em duas bolas sobre cestinha crocante, refresca a alma.
LAVANDÁRIO
(12) 3111-6034 | lavandário.com.br

Publicidade