“Muitas vezes as mulheres que têm problemas para engravidar apresentam um quadro de contração muscular na pelve e têm pouca ou nenhuma consciência disso”,
alerta a professora de ioga Andrea Wellbaum, do Estúdio Hot Yoga São Paulo. O chamado “assoalho pélvico” é um conjunto de músculos de sustentação que envolvem a área dos órgãos sexuais, da uretra e do reto. A maioria das mulheres e homens não sabe que é possível acessá-lo por meio de exercícios. Mas Andrea ensina um bastante simples e eficaz: “Imagine que está urinando e tente interromper o fluxo contraindo a musculatura da região por cinco segundos. Solte. Comece fazendo dez repetições e vá aumentando até chegar a 20”.
Segundo Andrea, o músculo que se ativa para controlar o fluxo urinário é o pubococcígeo, um dos principais do pavimento pélvico. “Quando se aprende a contraí-lo, aprende-se também a relaxá-lo, que é o objetivo para mulheres com quadro de infertilidade”, conclui a professora.O exercício pode ser feito enquanto se está sentado, dirigindo, trabalhando, na cadeira ou no sofá.