6 motivos para não entrar com sapatos dentro de casa — especialmente na pandemia
Mais do que manter a higiene do lar, tirar os sapatos ao entrar em casa é uma forma de respeito a este lugar sagrado

Mais do que manter a higiene do lar, tirar os sapatos ao entrar em casa é uma forma de respeito a este lugar sagrado
Embora em muitos países, especialmente no oriente, tirar os sapatos antes de entrar em casa seja uma tradição milenar, esta cultura não tem tantos adeptos no mundo ocidental, como no Brasil, onde muitas famílias passeiam pela casa com os sapatos que usaram na rua.
Em tempos de pandemia, este hábito pode ser ainda mais nocivo do que se imagina, no entanto, poucas pessoas se preocupam de fato com os riscos que os vírus e bactérias trazidos da rua para casa podem provocar.
Unindo princípios do Feng Shui e higiene, o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é uma forma de demonstração de respeito ao lar, considerando que este espeço deve ser sagrado, já que é lá onde descansamos e passamos o tempo com a família.
Tirar os sapatos ao entrar em casa não envolve apenas evitar sujeira, mas muitas outras razões que beneficiam o nosso bem-estar dentro do nosso lar como:
Você precisará limpar sua casa com menos frequência
As ruas e os locais externos por onde andamos são muito mais sujos do que nossas casas. Essa sujeira pode fixar na sola dos calçados e são trazidos para dentro de casa ao entrar usando os sapatos.
Você e sua família ficarão expostos a menos bactérias
Muitas toxinas presentes em fezes de cachorros, pombos e outros animais que vivem em áreas urbanas, além de bactérias e vírus podem ser transmitidos para sua família através das solas dos sapatos.
Manterá o piso em boas condições por mais tempo
Alguns modelos de sapatos, como saltos finos, por exemplo, podem estragar o piso da sua residência, bem como alguns tênis com determinados materiais na sola podem danificar e riscar o chão da sua casa.
Seu lar se tornará um espaço de relaxamento
Entrar em casa sem os sapatos pode se tornar um hábito relaxante, além de estimular seu subconsciente a entender que aquele espaço deve ser respeitado, já que é lá onde você descansa.
Incomodará menos seus vizinhos devido ao barulho dos sapatos no piso
Ninguém merece vizinhos barulhentos, especialmente aqueles que caminham pela casa usando calçados com solas barulhentas. Tirar os sapatos ao entrar em casa evitará aqueles sons incômodos de passos.
Terá pés mais saudáveis
Usar sapatos durante longas horas seguidas, sejam eles confortáveis ou não, pode ser prejudicial à saúde dos seus pés. Isso porquê alguns calçados deformam o formato dos pés e se forem muito fechados, propiciam o surgimento de bactérias que provocam chulé, por exemplo.