Saúde dos olhos e intestino: conheça 5 benefícios do consumo de pinhão
Listamos os principais benefícios que o pinhão oferece à saúde

Listamos os principais benefícios que o pinhão oferece à saúde
A época do pinhão chegou e é neste período que muitas famílias, especialmente no sul do Brasil, aproveitam a abundância desta semente comum no outono para consumi-la de diversas formas.
Nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil, o pinhão é a semente da árvore Araucária e a parte comestível da pinha. Esta semente é facilmente encontrada entre os meses de março e agosto nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no interior de São Paulo.
Este alimento é amado devido sua textura macia e sabor neutro após cozido, podendo ser consumido puro ou adicionado a receitas com carnes e farofas. No entanto, além de delicioso, o pinhão é fonte de nutrientes e oferece alguns benefícios à saúde. Veja 5 benefícios do pinhão:
+ VEJA TAMBÉM: É época de pinhão! Veja receita deliciosa de pinhão sauté para servir como aperitivo
1. Ajuda a regular o intestino
O pinhão é fonte de fibras e a presença deste nutriente é essencial para o bom funcionamento do intestino, uma vez que ele ajuda a absorver maior quantidade de água e produzir fezes macias e fáceis de eliminar.
2. Melhora a anemia
O pinhão é um alimento indicado para pessoas com anemia devido à presença de ferro e cobre. Estes nutrientes previnem o desenvolvimento de anemia e a combinação dos dois é perfeita para a melhora da saúde.
3. Fortalece o cérebro
O consumo regular do pinhão ajuda no raciocínio devido à presença de vitaminas do complexo B, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro.
4. Controla a hipertensão
Este alimento é rico em potássio, um nutriente que alivia os efeitos do sódio no organismo e consequentemente o descontrole da pressão arterial, que é influenciado pelo excesso de sódio.
5. Ajuda a melhorar a imunidade
O pinhão também é fonte de vitamina C, um antioxidante poderoso que ajuda a fortalecer anticorpos e melhorar a saúde imunológica.