Publicidade
Autocuidado: dicas para manter seu bem-estar – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

O autocuidado e autoestima também estão diretamente ligados à saúde mental. Mas para realmente acertar nas escolhas, é necessário ir além do skincare tradicional: hábitos de vida, dieta e ajuda médica são altamente necessários. Confira dicas de médicos para você realmente trasnformar a beleza da sua pele!

Publicidade

Autocuidado: dicas para manter o bem-estar da sua pele

Invista em uma boa alimentação
Muito da qualidade da sua pele tem a ver com aquilo que come. E ela responde bem quando a alimentação está balanceada e equilibrada. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado.

“A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, explica.

+++ Fiocruz aprova primeiro lote de vacina contra a covid-19 100% brasileira

Pratique exercícios físicos
Você sabia que o exercício é outro fator importante para retardar o processo de envelhecimento e estimular colágeno?

Publicidade

“Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele! A atividade física, incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos são importantes em diversos aspectos”, é o que diz a dermatologista Dra. Patrícia Mafra.

+++ Terapeuta lista 5 maneiras de usar afirmações positivas para mudar a sua vida; confira

Ela também explica que o movimento durante as atividades permite renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele. Assim, os riscso de flacidez e aparecimento de rugas são reduzidos.

Publicidade

Durma bem!
Nosso organismo usa o horário de sono para fazer uma espécie de reparo dos danos. Então, usar produtos noturnos com antioxidantes pode ajudar. “O sono é excelente antioxidante: é como se o cérebro fizesse um detox durante à noite. Além do reparo, ele também ajuda a diminuir a produção de hormônios como o cortisol e diminuir a inflamação”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica. “Mas não esqueça de dormir pelo menos 8 horas de sono durante a noite”, completa a médica.

+++ 6 plantas ideais para a sombra; veja os cuidados com cada uma

Module o estresse
O estresse e a ansiedade prejudicam as células da pele e seu processo de renovação.

Publicidade

“Isso acontece porque os hormônios liberados encurtam os telômeros – capas protetoras dos cromossomos que têm como função preservar o DNA. A consequência disso é a aceleração do envelhecimento, causando rugas e manchas na pele”, finaliza a Dra. Beatriz.