Publicidade

Fiocruz aprova primeiro lote de vacina contra a covid-19 100% brasileira

O primeiro lote de vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais foi liberado pelo controle de qualidade nesta segunda-feira, 14, aponta a Fundação

Fiocruz aprova primeiro lote de vacina contra a covid-19 100% brasileira – Reprodução / Agência Brasil / Foto: Fernando Brito/MS

A Fundação Oswaldo Cruz, mais conhecida como Fiocruz, liberou o primeiro lote com vacinas contra a covid-19 100% brasileiras. A aprovação que comprova a qualidade dos imunizantes produzidos em território nacional ocorreu nesta última segunda-feira, 14, mas a informação foi divulgada pela Fiocruz nesta terça-feira, 15.

Publicidade

+++ Vitória! Técnica Hipec de quimioterapia é aprovada pelo SUS para pacientes oncológicos

Fiocruz aprova primeiro lote de vacina contra covid-19 100% brasileira

Em nota oficial lançada pela Fiocruz, podemos ler: “O primeiro lote de vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais foi liberado pelo controle de qualidade nesta segunda-feira. A Fiocruz vem alinhando junto ao Ministério da Saúde a agenda dessa entrega, segundo a demanda da pasta. Outras informações sobre a vacina nacional serão divulgadas em breve”.

O Ministério da Saúde, responsável por receber este primeiro lote nacional que fará parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ainda não se pronunciou sobre o recebimento dos imunizantes em questão e nem sobre a quantidade de vacinas entregues.

+++ Estudo conclui que a vacinação mudou o perfil dos internados por Covid-19; entenda

Publicidade

Vale lembrar que imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e a Universidade de Oxford em parceria com o conglomerado farmacêutico anglo-sueco AstraZeneca, como aponta o veículo de comunicação Agência Brasil. O principal insumo do imunizante, chamado de IFA, antes importado da China, agora passa a ser produzido no Brasil — tornando a vacina 100% brasileira.