Publicidade

Vitória! Técnica Hipec de quimioterapia é aprovada pelo SUS para pacientes oncológicos

A incorporação da cirurgia de citorredução com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica oferecerá grande avanço no prognóstico e sobrevida para os pacientes com indicação para o tratamento

Técnica Hipec de quimioterapia é aprovada pelo SUS para pacientes oncológicos – Freepik

Foi aprovada na última semana a incorporação da cirurgia de citorredução com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC) em pacientes com Mesotelioma Peritoneal Maligno (MPM) e Pseudomixoma Peritoneal (PMP) no SUS pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC).

Publicidade

A aprovação aconteceu após um longo processo, que incluiu uma consulta pública realizada em novembro de 2021.

“É uma grande vitória essa aprovação no SUS, um avanço na saúde pública do país. Com a inclusão, pacientes com estas doenças que não possuem plano de saúde ou condições para arcar com os custos deste tratamento, agora terão acesso”, afirma Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião geral e oncológico, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo – BP.

Para mais informações sobre a Hipec, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade