Tóquio 2020: Conheça a história de Naomi Osaka, tenista japonesa que acendeu a pira olímpica
Considerada a tenista número 2 do mundo, a famosa é, para além de esportista, ativista contra questões como o racismo e a favor da saúde mental no esporte

Considerada a tenista número 2 do mundo, a famosa é, para além de esportista, ativista contra questões como o racismo e a favor da saúde mental no esporte
Nesta sexta-feira, 23 de julho, pudemos assistir à Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, evento que acontecerá até o dia 8 de agosto. Ao final da cerimônia, Naomi Osaka, tenista japonesa prestigiada no mundo esportivo, recebeu o fogo da tocha de seis estudantes japoneses que representaram o futuro do país e acendeu a tão esperada pira olímpica.
Mas quem é Naomi Osaka? O que ela representa para seu país? A tenista, filha de mãe japonesa e pai haitiano, nasceu no Japão, mas se mudou para os Estados Unidos com apenas três anos, onde vive até hoje.
Apesar da cidadania americana, Osaka escolheu representar seu país de origem nos Jogos de Tóquio. Considerada a tenista número 2 do mundo atualmente, a famosa é, para além de esportista, ativista contra questões como o racismo e a favor da saúde mental no esporte.
A título de exemplo, durante o torneio US Open de 2020, a grande vencedora do campeonato usou máscaras — objeto de proteção contra o coronavírus — com nomes de diferentes vítimas de racismo nos Estados Unidos, como, por exemplo, o de George Flyod, assassinado em Minneapolis no dia 25 de maio de 2020 por um policial branco.
Recentemente, no último torneio de Roland Garros, em Paris, Osaka de esquivou das coletivas de impressa após seus jogos — eventos considerados obrigatórios para os tenistas depois das partidas — sendo acusada de estrelismo. Em suas redes sociais, Osaka se desculpou pelo ocorrido e confessou estar passando por episódios de depressão.
“Nunca banalizaria a saúde mental ou usaria o termo levianamente. A verdade é que tenho sofrido longas crises de depressão desde o US Open em 2018 e tenho tido muita dificuldade em lidar com isso. Embora a imprensa do tênis sempre tenha sido gentil comigo (…) tenho grandes ondas de ansiedade antes de falar para a mídia internacional”, escreveu a tenista em suas redes sociais ao final do mês de maio de 2021.
Afastada das quadras deste então, Naomi retornará à atividade nesta sexta-feira, às 23h00 (horário de Brasília), contra a chinesa Zheng Saisai, lutando pelo ouro nas Olimpíadas.
Se interessou na história de Naomi Osaka? A tenista ganhou recentemente um documentário sobre sua vida com o nome de ‘Naomi Osaka – Estrela do Tênis’. O filme está disponível na plataforma Netflix.