Prepare-se: dezembro terá fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média
Se perder este fenômeno, só conseguirá vê-lo apenas em 2080 se as condições climáticas permitirem

Se perder este fenômeno, só conseguirá vê-lo apenas em 2080 se as condições climáticas permitirem
Depois de séculos, um fenômeno astronômico raro, que não ocorria desde a Idade Média, poderá ser observado neste mês de dezembro.
Se o clima permitir, no dia 21 de dezembro, após o pôr do sol, Júpiter e Saturno parecerão planetas duplos aos nossos olhos. Isso acontecerá porque estes dois astros do Sistema Solar se alinharão e poderão ser vistos a olho nu de qualquer canto da Terra.
Segundo o astrônomo Patrick Hartigan, da Rice University, nos Estados Unidos, o fenômeno acontecerá entre os dias 16 e 25 de dezembro e será mais visível próximo à linha do Equador, no entanto, será possível observá-lo de qualquer canto do mundo com o auxílio de binóculos especialmente após o pôr do sol de 21 de dezembro.
“Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles [Júpiter e Saturno] se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, disse ele.
A aproximação entres estes dois planetas ocorre muito raramente e a previsão é que se repita novamente apenas em 2080.
“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas esta conjunção é excepcionalmente rara por causa de quão próximos os planetas parecerão um do outro”, disse Hartigan.