inspiracao   / Astronomia

NASA anuncia descoberta de água na Lua e gera esperanças sobre avanços na exploração do satélite

A Agência Espacial Norte-americana divulgou dois estudos que comprovam a presença de moléculas de água no polo sul da lua

Bons Fluidos Publicado terça 27 outubro, 2020

A Agência Espacial Norte-americana divulgou dois estudos que comprovam a presença de moléculas de água no polo sul da lua
A agência divulgou dois estudos sobre a descoberta na revista Astronomy Nature - Pixabay

A NASA (Agência Espacial Norte Americana, em Português) anunciou nesta terça-feira, 26, que tem uma "empolgante nova descoberta sobre a Lua": dois estudos publicados pela agência confirmaram que existem evidências suficientes que comprovam a presença de água no satélite. 

Depois de muito tempo acreditando que a superfície lunar era completamente seca, em 2009 uma sonda encontrou indícios de gelo próximo aos polos do astro, no entanto, desta vez as evidências são mais conclusivas e indicam a presença de água em abundância. 

+ VEJA TAMBÉM: Pela primeira vez, NASA tentará desviar asteroide próximo a órbita da Terra

+ VEJA TAMBÉM: Impressionante! Nasa publica 10 anos de evolução do Sol em vídeo de apenas 2 minutos; assista

"A quantidade de água é aproximadamente equivalente a uma garrafa de 350 ml de água em um metro cúbico de solo lunar", disse um dos autores do estudo, o pesquisador Casey Honniball, do Centro Goddard de Voo Espacial, da Nasa, durante uma teleconferência virtual.

Os estudos publicados na revista científica Nature Astronomy revelaram que a descoberta foi feita pelo telescópio Sofia, que viajou até a parte quente lunar, onde as temperaturas podem ultrapassar os 100° C, e detectou moléculas de água em crateras. 

A descoberta recente levanta esperanças sobre a exploração da lua e aumenta ainda mais as chances da construção de uma base no satélite a fim de saber se a água encontrada poderia ser tratada e usada para beber. A NASA enviará o próximo homem à lua em 2024. 

Último acesso: 01 Dec 2020 - 12:24:11 (1043694).