O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), usou suas redes sociais para anunciar que o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 está prevista para acontecer no cartão postal da capital fluminense, o Cristo Redentor, localizado no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca.
+ VEJA: Vacina da BioNTech contra Covid-19 poderá ser usada no tratamento da esclerose múltipla; entenda
+ VEJA: Foram aplicadas 28 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 no mundo, diz OMS
Vale lembrar que o governo federal antecipou o início da campanha de vacinação para esta segunda-feira, 18, a princípio marcada para o dia 20 de janeiro, quarta-feira. Segundo dados expostos pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazello, chegarão no estado do Rio de Janeiro 487.520 da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo instituto brasileiro Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Para conferir a previsão de quantas doses da CoronaVac cada uma das unidades federativas receberá, basta clicar aqui.
“Bom dia! Nas últimas semanas, trabalhamos duro no planejamento logístico para este momento: assim que a vacina chegar em solo carioca, estaremos prontos para distribuí-la e iniciar a primeira fase da vacinação na cidade. Hoje à tarde, anunciaremos todos os detalhes!”, escreveu Paes mais cedo em seu perfil oficial no Twitter.
Em decorrência de problemas de logística, o lote de vacinas que deveria chegar ao Rio de Janeiro às 13h, deverá chegar apenas às 16h, contabilizando um atraso de três horas. Ainda assim, o prefeito da cidade manteve seu anúncio na mesma rede social: “A primeira dose da vacina será aplicada hoje às 17h no Cristo Redentor!”.
Uma idosa que vive num abrigo e uma profissional da saúde foram as duas escolhidas para receber as primeiras doses, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde do Rio.