Tsunami no Brasil? Entenda como vulcão nas Ilhas Canárias poderia afetar a costa brasileira
Entenda por que boato de tsunami no Brasil ganhou força esta semana e saiba quais são as chances disso acontecer

Entenda por que boato de tsunami no Brasil ganhou força esta semana e saiba quais são as chances disso acontecer
Um dos assuntos mais comentados esta semana nas redes sociais foi a possibilidade de um Tsunami atingir o litoral de todas as Américas, inclusive no Brasil. Tudo começou por conta da erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias, mas será que este risco é real tendo em vista que estes fenômenos são praticamente inexistentes no país?
O rumor em torno da possibilidade de um tsunami atingir o Brasil começou depois que geólogos acenderam o alerta para o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias. O vulcão entrou em erupção no último domingo, 19, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local) e atingiu seu nível de atividade máximo.
+++ Astrônomo brasileiro captura momento em que rocha colide em Júpiter; assista
A notícia da erupção nas Ilhas Canárias veio junto com a informação de que havia a possibilidade do fenômeno sísmico perto da costa da África poderia provocar ondas altíssimas que atingiriam a costa do nordeste do Brasil. A procura pelo termo “como sobreviver a um tsunami” aumentou mais de 3.100% no Google nos últimos sete dias.
Embora a notícia tenha elevado o estado de alerta e causado preocupação entre a população, a possibilidade de um fenômeno como este atingir o Brasil é muito pequena, revelaram especialistas.
“Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima“, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao UOL.
Apesar de raríssimo, um tsunami já aconteceu no Brasil em 1755 depois que um terremoto de magnitude 8,7 atingir parte da Europa e causar destruição em Lisboa. Os abalos sísmicos provocaram ondas enormes que atravessou o oceano Atlântico e provocou alguns estragos na costa brasileira.