Publicidade

Monja Coen indica 5 passos que devemos seguir antes de dizer algo

A missionária e escritora Monja Coen nos passou cinco lições que devemos colocar em prática antes de pronunciar qualquer palavra

Monja Coen indica 5 passos que devemos seguir antes de dizer algo
Monja Coen indica 5 passos que devemos seguir antes de dizer algo – Foto: Sound On/Pexels

Como diz o ditado popular: “tem gente que fala mais que a boca” – quem se identifica com essa frase ou conhece alguém que se encaixa neste contexto? Essas palavras pronunciadas rapidamente, por sua vez, são proferidas muitas vezes sem embasamento, sem você ter tempo suficiente para avaliar o que será dito, comunicado.

Publicidade

A budista brasileira, missionária e escritora Monja Coen usou suas redes sociais para falar justamente sobre este assunto: dizer sem pensar. “O silêncio não é apenas de sons, de palavras. A comunicação não verbal deve ser reduzida ao mínimo. Para quê? Para ouvirmos melhor as falas internas, os sons do mundo e da mente”, diz.

“Podemos também ouvir nossa mente ‘falando sem parar’. Essa mente barulhenta, agitada, que não para de comentar, criticar, xingar, lembrar, sonhar, agradecer. Um som e um odor, e surgem pensamentos, memórias, sentimentos. Parece que não, mas podemos escolher, inclusive, a fala interna e incessante. Podemos intervir conscientemente e mudar o rumo dos pensamentos. Também aprendemos a ouvir os intervalos, respirando o silêncio das pontuações”, continuou.

Pensando nisso, a Monja budista separou para seus mais de 3,2 milhões de seguidores 5 dicas essenciais para seguir antes de dizer qualquer palavra.

5 passos que devemos seguir antes de dizer algo

1º passo: “Passe três vezes a língua dentro da boca, criando um tempo para refletir”;

Publicidade

2º passo: “Responda: ‘O que eu vou falar é verdade?'”;

3º passo: “Responda: ‘Minha fala trará benefícios a quem me ouvir?'”;

4º passo: “Responda: ‘Todos os seres se beneficiarão?'”;

Publicidade

5º passo: “Se não souber responder a uma dessas perguntas, é melhor ficar em silêncio”.