A sua sensação de que o tempo passa mais devagar na academia não é apenas uma impressão

Para comprovar, os especialistas fizeram a pesquisa com 33 adultos fisicamente ativos

tempo
Sem usar relógio, adultos tiveram que dizer quanto tempo durava para realizarem uma prática de ciclismo em uma bicicleta ergométrica – Canva Equipes/Kzenon

Quem nunca fez alguns exercícios na academia e teve o prazer de ter alguns segundinhos de descanso mas achou que passaram muito rápido? Um estudo descobriu que isso não é apenas algo da sua cabeça, mas a impressão de muitas pessoas. Saiba mais:

Publicidade

Percepção de tempo na academia

A percepção de tempo realmente se distorce quando as pessoas estão praticando atividades físicas. Para comprovar, os especialistas fizeram a pesquisa com 33 adultos fisicamente ativos. Dessa forma, sem usar relógio, eles tiveram que dizer quanto duravam 30 segundos antes, durante e depois de realizarem uma prática de ciclismo em uma bicicleta ergométrica.

Assim, no momento do repouso, os segundos passaram muito mais rápido do que imaginavam. Porém, no instante da prática de quatro quilômetros, meio minuto na bicicleta pareceu, para a média, 8% mais longo. Ademais, foram feitas três variações do teste. Na primeira, a pessoa estava sozinha, na segunda competindo com um avatar virtual e, por fim, na terceira, tentaram ganhar de um oponente online.

Apesar dos resultados, a publicação da revista especializada, Brain and Behaviour, afirma que é preciso pesquisar mais sobre o assunto, mas, o tempo, realmente, parece passar mais devagar.

Pequenos hábitos para uma vida mais equilibrada

Como gestor de pessoas, posso dizer que uma equipe com saúde é mais feliz, produtiva e engajada. No entanto, a rotina agitada muitas vezes nos faz negligenciar hábitos essenciais, como uma alimentação equilibrada, hidratação adequada e momentos de descanso.

Pensando nisso, reuni algumas dicas práticas que podem ser facilmente incorporadas ao dia a dia. Afinal, pequenas mudanças fazem toda a diferença a longo prazo.

Hidratação: Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, e a desidratação pode causar fadiga, dores de cabeça e até prejudicar a concentração – fatores que afetam diretamente a produtividade. Para manter o corpo hidratado ao longo do dia. Clique aqui e leia a matéria completa aqui.

Publicidade

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital