Fazer exercícios após o parto ajuda a diminuir as chances de depressão e ansiedade
Cientistas estão na contínua procura para aliviar esses incômodos e, assim, encontraram algumas respostas na atividade física; confira

Cientistas estão na contínua procura para aliviar esses incômodos e, assim, encontraram algumas respostas na atividade física; confira
Muitas mulheres que dão à luz podem acabar desenvolvendo sintomas de depressão, ansiedade ou depressão pós-parto. Dessa forma, cientistas estão na contínua procura para aliviar esses incômodos e, assim, encontraram algumas respostas no exercício físico. Confira:
De acordo com a revisão dos estudos feita pelos pesquisadores canadenses, praticar exercícios físicos quatro dias por semana nos três primeiros meses do parto, pode ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade e depressão. A análise da Universidade de Alberta, publicada no British Journal of Sports Medicine, examinou 25 trabalhos de 14 países, totalizando 4.072 mulheres. Dessa forma, chegaram à conclusão que as mães que fizeram treinos leves reduziram o risco de depressão pós-parto em 45%.
Segundo as observações, desde que com a liberação dos médicos, atividades físicas de intensidade moderada, – tais como caminhada rápida, bicicleta, exercícios de resistência ou ioga – acumulando, pelo menos, 80 minutos semanais, reduzem os sintomas das condições mentais drasticamente. Ademais, ressaltaram que, quanto maior o volume, mais significativo era o resultado.
O psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, Elton Kanomata, aponta que, nesta fase, as mulheres passam por diversos fatores que as deixam vulneráveis aos sofrimento mental. Além da própria gestação e o trabalho de parto, as mudanças hormonais, a responsabilidade para com um recém-nascido e as noites maldormidas a afligem. Dessa maneira, a atividade física acaba fortalecendo a saúde mental delas.
“A atividade física é uma das formas de tratamento não farmacológico com maiores níveis de evidência, sendo fortemente recomendada em quadros depressivos ou ansiosos leves, ou, ainda, associada ao tratamento farmacológico”, afirma o especialista.
A atriz Isis Valverde contou ao programa ‘Sábia Ignorância’, do GNT, que passou pela depressão pós-parto. “Você olha para a criança e ela nem te olha. Ela chora, faz xixi, aí você pensa: ‘Amor da vida? Mas eu não conheço essa pessoa que está aqui. Essa criança, não sei quem é, ele nunca falou comigo, nunca teve um diálogo sobre o que ele sente’”, relatou. Clique aqui para ler a matéria completa.