Quem nunca acordou irritado após ter uma noite de sono ruim por conta dos barulhos ou da inquietação do parceiro? Se nunca te aconteceu, você, com certeza, já ouviu uma história sobre! De acordo com a cientista comportamental, Wendy Troxel, pode ser mais difícil dormir quando há mais de uma pessoa na cama. Em decorrência da falta de descanso, a vida a dois é afetada. Por isso, os especialistas sugerem testar o divórcio do sono.
Qualidade do sono e relacionamentos
Uma pesquisa mostrou que quase metade dos millennials (geração que tem, atualmente, entre 28 e 42 anos, aproximadamente) dorme separado do companheiro. Os motivos envolvem desde distúrbios do sono até costumes diferentes na hora do repouso, como o uso de eletrônicos. Além disso, os profissionais afirmam que levar desavenças para a cama também influencia o descanso.
De acordo com especialistas, uma noite mal dormida pode afetar a imunidade, o funcionamento do corpo, a produtividade e, até mesmo a saúde mental. Além disso, como consequência, há impactos no relacionamento. “Sabemos que os casais, quando não estão bem descansados, podem discutir mais, ficar irritados e perder a empatia”, detalhou a psiquiatra Stephanie Collier, à ‘BBC’.
Desta forma, em busca de solucionar os problemas, os profissionais indicam o divórcio do sono. No entanto, é importante que o tema seja discutido previamente. “Algumas pessoas não querem dormir sozinhas e isso faz com que se sintam mal. Então elas têm que pensar em um acordo igualitário, uma decisão que ambos concordem”, diz.
Alternativas
Já para aqueles que preferirem continuar juntos durante a noite, estudiosos recomendam intercalar os horários para deitar. “Há essa ideia de que ‘bem, temos que ir para a cama ao mesmo tempo, senão, há algo de errado com nosso relacionamento‘. Não! Talvez uma pessoa só precise se deitar mais cedo do que a outra e entrar em um sono profundo antes que a coruja noturna chegue”, ressaltou o professor Philip Gehrman, ao ‘The New York Times‘.
Outra alternativa citada pelos profissionais é reservar um momento de intimidade antes de repousar. Segundo eles, passar um tempo lendo ao lado do outro, ficando de conchinha ou conversando pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.