Quem são os agostinianos e quais os princípios? Conheça mais sobre a visão do Papa Leão XIV

Fundada em 1244, após uma decisão de Inocêncio IV, a Ordem de Santo Agostinho preza pela fraternidade, pobreza voluntária e evangelização

papa-Leão
Fundada em 1244, após uma decisão do Papa Inocêncio IV, a Ordem de Santo Agostinho preza pela fraternidade, pobreza voluntária e evangelização – Canva Equipes/Photo Images

Eleito o 267º papa, Leão XIV, também conhecido como Robert Francis Prevost, alcançou um marco ao se tornar o primeiro pontífice agostiniano. Chamada de Ordem de Santo Agostinho, essa comunidade é uma das mais antigas da Igreja Católica e está presente em cerca de 42 países.

Publicidade

Conheça a visão do papa

Também intitulada de Ordem dos Agostinianos ou Frades Agostinianos, a vertente do catolicismo instituiu-se em 1244, após o Papa Inocêncio IV ter decretado a unificação de comunidades de eremitas da Toscana. Entretanto, a crença surgiu anos antes com religiosos que, baseados nos textos de Santo Agostinho, viviam sobre os conceitos de união e caridade.

Assim, eles ainda buscavam interpretar e disseminar os ideais do filósofo e teólogo do século IV, dispostos ‘Confissões’ e ‘A Cidade de Deus’. Mas foi somente com a Bula ‘Incumbit nobis’criada pela Santa Sé, que esses fiéis passaram a se organizar em um grupo e a definir um Prior Geral para guiá-los – função que já foi exercida por Leão XIV.

União das ordens

Posteriormente, durante o papado de Alexandre IV, a comunidade se tornou uma ordem medicante de frades agostinianos, assim como os dominicanos, franciscanos e carmelitas. Desta maneira, se conceituaram como uma formação religiosa, com cerca de 2,6 mil membros, que preza pela fraternidade, pobreza voluntária e evangelização.

Além disso, eles dedicam suas vidas a obras de caridade, missões e à Igreja. Para isso, o grupo conta com doações para ajudar a continuidade do legado de Santo Agostinho. Espalhados por todo o mundo, esses fiéis se dividem em diferentes ramos, como os agostinianos recoletos, agostinianos descalços e agostinianas missionárias. No entanto, todos seguem o ideal dos Atos dos Apóstolos: “ter um só coração e uma só alma voltados para Deus“. 

Leão XIV cita crença

Em seu primeiro discurso após a nomeação, o pontífice declarou sua fé pela ordem. “Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse: ‘Convosco sois cristão, e para vós bispo’. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria, à qual Deus nos preparou’”, afirmou. Ademais, Prevost mencionou seu antecessor, Jorge Mario Bergoglio, e reforçou os valores da ordem.

“Obrigado, Papa Francisco. Mas também quero agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro. Buscando sempre a paz e a justiça, trabalhando sempre como homens e mulheres fiéis a Cristo, para anunciar o Evangelho e ser missionários”, declarou.

Publicidade