Oz: Seres humanos passaram a ver uma cor pela primeira vez; entenda

A tecnologia que tornou a vivência possível é chamada de Oz e funciona através da pulsação de microdoses de laser

cor-primeira-vez
A tecnologia Oz permitiu com que os participantes do estudo passassem a ver uma cor pela primeira vez; leia a matéria para saber mais – Créditos: depositphotos.com / HayDmitriy

Enquanto vamos crescendo, passamos a conhecer todas as colorações que envolvem nossa rotina. Mas e se te contarmos que cinco pessoas viram uma cor pela primeira vez em plena fase adulta? Isso aconteceu graças ao estudo da Universidade da Califórnia. Saiba mais:

Publicidade

Seres humanos vêem cor pela primeira vez

A tecnologia que tornou a vivência possível tem o nome de Oz e funciona através da pulsação de microdoses de laser. Dessa forma, ele ativa combinações específicas das células cones, gerando esta e outras tonalidades, linhas, pontos que se mexem e imagens de bebês e de peixes. “A precisão é tamanha, que, agora, podemos responder dúvidas muito básicas e instigantes a respeito da natureza da visão humana das cores”, disse o estudante de doutorado de engenharia elétrica e ciência da computação, James Carl Fong.

A cor Olo

A cor ultra saturada não foi vista na natureza e desaparece quando o Oz é desligado, apesar de a memória permanecer intacta. Dessa forma, os participantes descreveram a coloração como um azul esverdeado ou verde pavão “impressionante visualmente e profundamente imersiva”“Era como se fosse um azul petróleo profundamente saturado, e a cor mais saturada que conhecemos ficou pálida perto dessa”, detalhou o professor de optometria, Austin Roorda.

Psicologia das cores: saiba como elas influenciam seu humor

Cores são elementos naturais que emitem aspectos visíveis incríveis e poderosíssimos capazes de provocar e influenciar sensações distintas quando vista pelo olho humano. O poder de influência das cores é tamanho que o marketing de muitas marcas utiliza esta ferramenta para induzir o desejo de compra no cliente por meio de uma seleção de tons específicos que despertam sensações como vontade de comer, impressão de credibilidade, associação com a natureza, entre outros.

Além da utilização em estratégias de negócios, as cores são importantes agentes de relaxamento e, no passado, já estavam em técnicas de meditação milenares como o Feng Shui, que acredita no poder que as cores têm de moldar emoções e influenciar o humor. Clique aqui e leia a matéria completa.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital