Dia de São Matias, o apóstolo que substituiu Judas
Após assumir o 12º lugar do ministério apolítico, o santo, reconhecido como o padroeiro de Tréveris, dedicou sua vida as missões evangélicas

Após assumir o 12º lugar do ministério apolítico, o santo, reconhecido como o padroeiro de Tréveris, dedicou sua vida as missões evangélicas
Após a ressureição de Jesus e a deserção de Judas Iscariotes, Simão Pedro definiu que o 12º lugar do ministério apolítico deveria se destinar a alguém que acompanhara toda a trajetória de Cristo. Assim, surgiu o nome de São Matias, um fiel seguidor do Senhor.
Por ter visto “desde o batizado de Jesus por João Batista até o seu retorno e subida aos céus”, bem como diz o Ato dos Apóstolos 1:21-26, Matias passou a ser cogitado como um novo discípulo, juntamente com José, filho de Sabá, conhecido como o Justo. Por isso, após um sorteio, o santo se tornou um dos apóstolos.
A partir deste momento, ele dedicou sua vida ao Senhor. De acordo com escritos, o homem partiu em missões para evangelizar populações na Judéia, região da Capadócia e na Etiópia. Nesses territórios, São Matias alcançou seu propósito ao converter muitos fiéis à fé de Cristo.
Os testemunhos, contudo, fizeram com que ele sofresse perseguições e morresse martirizado na cidade de Jerusalém. Mas os esforços de São Matias não deixaram de ganhar reconhecimento. Isso porque, como uma forma de manter seu legado, Santa Helena, mãe do imperador romano, Constantino, ordenou a trasladação de suas relíquias para Roma.
No local, os pertences ficaram na Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro maiores do mundo. Além disso, o restante dos objetos seguiu para Tréveris, na Alemanha, onde ele teria contribuído com a evangelização. Hoje, o santo é reconhecido como padroeiro da cidade.
“São Matias, és agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdão de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara, passe a outro o seu lugar. Por proposta de São Pedro, que preside a reunião, lançam sorte, e eis teu nome! Quão sublime vocação! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o evangelho de Jesus. Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz; conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!”.