Ícone do site

Inicie a semana com uma dose de sabedoria: Dalai Lama

Published 23/01/2017

Seguido por 80 mil refugiados quando se exilou, hoje tem mais de 120 mil tibetanos a seu redor - Reprodução

Tenzin Gyatso, sua santidade o 14o dalai-lama, líder espiritual e autoridade máxima do budismo tibetano, nasceu na aldeia de Takster, no leste do Tibete, em 6 de julho de 1935. Filho de uma família de agricultores, recebeu o nome de Lhamo Thondup. Com apenas 2 anos de idade, foi reconhecido por monges como a reencarnação do dalai-lama. Aos 5 anos, foi oficialmente nomeado líder espiritual dos tibetanos, separado da família e levado para o palácio Potala, em Lhasa. Lá, fez seus votos de noviço, teve o cabelo cortado e recebeu o manto monástico. Desde então, passou a se chamar Jampel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin.
  Assumiu o poder político em 1950, ano em que o Tibete foi ocupado pela China. Durante nove anos, os tibetanos lutaram pacificamente para manter sua identidade. Em 1959, observando que a própria sobrevivência da religião estava em perigo se continuasse no Tibete, o dalai-lama deixou o país e refugiou-se em Dharamsala, na Índia, onde o budismo nasceu. Líder espiritual de todas as escolas budistas tibetanas, sua santidade representa o ponto de união e construção da identidade cultural dos tibetanos no exílio e de muitos ocidentais que encontraram no budismo uma ferramenta espiritual. Sua atuação tem duas vertentes: a preservação e propagação dos ensinamentos budistas de forma não separatista, promovendo o diálogo inter-religioso e o contato com as doutrinas ocidentais, e a conservação da cultura e identidade do povo tibetano, em todos os seus aspectos. Fundou colônias tibetanas na Índia e no Nepal e institutos para preservar as artes, a história sagrada e a medicina tradicional do Tibete.
  Desde 1960, o dalai-lama vive na Pequena Lhasa, que é como ficou conhecida a sede do governo tibetano em Dharamsala. Seguido por 80 mil refugiados quando se exilou, hoje tem mais de 120 mil tibetanos a seu redor. Em 1989, como reconhecimento a sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Com o crescimento do budismo em todo o mundo, vêm sendo lançados inúmeros livros com as mensagens do dalai-lama, retiradas de palestras e discursos. Considerados verdadeiros manuais de auto-ajuda, obras como A Arte da Felicidade: um Manual para a Vida e O Caminho da Felicidade não saem das listas de mais vendidos.

LIVROS
Conselhos Espirituais do Dalai Lama

Sábias Palavras do Dali Lama

O Livro da Sabedoria: um Manual para a Vida, de Dalai Lama

A Arte da Felicidade, de Dalai Lama

Dalai-Lama, Coleção Para Saber Mais – Superinteressante, de Karen Gimenez

Sair da versão mobile