Publicidade

5 benefícios de exercícios físicos que mostram por que você deve começar já

Os exercícios físicos previnem doenças hepáticas, protegem contra consequências metabólicas do envelhecimento, beneficiam o cérebro e tratam a ansiedade; veja o que especialistas dizem sobre o assunto

5 benefícios de exercícios físicos que mostram por que você deve começar já – Freepik / @serhii_bobyk

É só começar. Todo ano o exercício físico está na lista de prioridades, mas é sempre adiado. A atividade física está envolvida em uma série de benefícios para a saúde humana, desde a prevenção de doenças hepáticas e metabólicas, até a melhora do humor e tratamento da ansiedade. Especialistas destacam a importância da prática, com base nos 5 grandes últimos estudos sobre exercícios físicos.

Publicidade

Previnem desenvolvimento de doenças hepáticas

Um estudo alemão recente destaca que o exercício físico também pode prevenir o desenvolvimento de fígado gorduroso e doenças hepáticas.

“A sua tarefa é disponibilizar energia para a célula, o que ocorre por meio da respiração celular. O estudo demonstrou que o estímulo das mitocôndrias isoladas do fígado, que ocorre por meio dos exercícios físicos, é especialmente benéfico para reduzir o armazenamento de gordura no órgão, o que diminui os riscos de doenças hepáticas”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

+++ Com 74 anos, Arnold Schwarzenegger adota dieta vegana e consegue controlar colesterol

Protegem contra consequências do envelhecimento no metabolismo

Uma pesquisa australiana descobriu a chave que explica por que o exercício melhora a nossa saúde e protege contra consequências do envelhecimento.

Publicidade

“Os cientistas descobriram enzimas que podem evitar doenças metabólicas e elas são produzidas com o exercício físico. A descoberta abre a possibilidade do desenvolvimento de medicamentos para promover a mesma atividade dessa enzima”, conta o geneticista Dr. Marcelo Sady.

+++ Lesão no joelho: 5 esportes que mais causam dor e como praticá-los com segurança

10 minutos de corrida moderada já beneficiam o cérebro

Não é preciso muito tempo de corrida para beneficiar a saúde mental: apenas 10 minutos de corrida de intensidade moderada aumentam o fluxo sanguíneo local no córtex pré-frontal bilateral — a parte do cérebro que desempenha um papel importante no controle do humor e das funções executivas. Esses achados podem contribuir para o desenvolvimento de uma gama mais ampla de recomendações de tratamento para beneficiar a saúde mental.

Publicidade

Também ajudam a tratar ansiedade, inclusive crônica

Os exercícios moderados e extenuantes aliviam os sintomas de ansiedade, mesmo quando o distúrbio é crônico, mostra um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo.

“Os resultados mostram que seus sintomas de ansiedade foram significativamente aliviados, mesmo quando a ansiedade era uma condição crônica, em comparação com um grupo de controle que recebeu aconselhamento sobre atividade física de acordo com as recomendações de saúde pública”, explica a Dra. Marcella Garcez.

+++ Março: mês mundial de conscientização sobre a Endometriose

Publicidade

6 semanas de exercício físico já melhoram a saúde por meio de mudanças no DNA

Embora seja amplamente conhecido que o exercício físico regular diminui o risco de praticamente todas as doenças crônicas, os mecanismos com os quais isso acontece ainda não eram conhecidos. Em um estudo de agosto do ano passado, cientistas da Universidade de Copenhague descobriram que os efeitos benéficos do exercício físico podem resultar em parte de mudanças na estrutura de nosso DNA.

“O treinamento de resistência altera a atividade de intensificadores no tecido muscular, que por sua vez regula a expressão de genes que contribuem para o efeito positivo do exercício na saúde humana”, explica o Dr. Marcelo Sady. 

Foi convencido de que o melhor é começar? “Os estudos são uma importante contribuição para que possamos entender o papel do estilo de vida e da adoção de hábitos saudáveis com objetivo de prevenir doenças”, finaliza o geneticista.

Publicidade