Publicidade
Em Santa Catarina, flor desaparecida há 70 anos é reencontrada – Arquivo pessoal / Reprodução do G1

UAU! Em Santa Catarina, uma flor da espécie Nicotiana azambujae, de aproximadamente 30 centímetros, foi reencontrada após anos sem ser observada no local. Ela foi descoberta em um projeto de Biodiversidade de Itajaí. Segundo informações divulgadas pelo G1, especialistas afirmam que ela pode possuir substâncias que ajudam na medicina e na indústria.

Publicidade

Em Santa Catarina, flor desaparecida há 70 anos é reencontrada

O biólogo Herbário Barbosa Rodrigues, ao G1, explicou que essa planta não era vista há 7 décadas. “A planta era apenas conhecida por uma única amostra datada de 1948, colhida em Brusque e ninguém tinha mais visto. Como já foram feitas várias buscas do tipo na localidade, se acreditava que estava extinta.”

+++ Lesão no joelho: 5 esportes que mais causam dor e como praticá-los com segurança

Durante a redescoberta da planta, especialistas colheram 5 cápsulas de plantas com aproximadamente 500 sementes. Elas viraram mudas no Horto Florestal da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai (Unidavi).

Os biólogos explicaram que precisam de mais pesquisas para descobrir qual a maneira correta de reintroduzir a planta no meio ambiente. Como ela não era vista há muitos anos, é necessário entender melhor como funciona sua biologia. Mas, até agora, as mudas estão respondendo bem. 

Publicidade

+++ 5 plantas que se adaptam bem em lugares quentes

“Conseguimos cultivar a espécie e estão em flor. O objetivo é conseguir mais sementes dessas plantas cultivadas para aumentar a produção de mudas e poder levar elas para a natureza posteriormente”, explicou, também ao G1, o biólogo e professor Robson Carlos Avi

Publicidade