Publicidade

5 dicas para você manter a pele sempre saudável

A rotina skincare costuma ser o começo da sua boa relação com a pele, mas outros hábitos também são essenciais para mantê-la sempre saudável

7 dicas para você manter a pele sempre saudável – Foto de cottonbro no Pexels

Separamos 5 dicas essenciais para você cuidar da sua pele e deixá-la sempre saudável! A rotina de skincare é um dos fatores principais na hora dos cuidados, mas outras práticas no dia a dia também são importantíssimas para manter a pele sempre viçosa e bonita. Confira!

Publicidade

5 dicas para você manter a pele sempre saudável

Skincare: Se você faz o básico, limpando, hidratando e protegendo a pele, está no caminho certo. Essas três etapas são fundamentais na manutenção de uma pele saudável. Principalmente a proteção, que ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele. Porém, há outros ativos que podem ser complementados para um skincare mais completo, como vitaminas e ácidos. O ideal é sempre consultar um dermatologista.

Tratamentos médicos: Depois de tratar a saúde da pele, é hora de rejuvenescer por meio da orientação de um médico e tratamentos selecionados. Isso é importante, pois nem sempre os tratamentos da moda são os mais adequados. Técnicas cada vez mais modernas e não-invasivas, com lasers e ultrassons, são alternativas em consultório: investir em lasers ultrarrápidos pode fazer a diferença.

+++ Duas opções de tempero fáceis para fazer em casa, guardar na geladeira e usar no dia a dia!

Coma o que fará bem: Aquela velha máxima de “você é aquilo que come” faz todo sentido. Cremes caríssimos podem sair pela culatra se a sua alimentação for pró-inflamatória. A pele responde bem quando a alimentação está balanceada e equilibrada.

Publicidade

Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado. “A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada.”

+++ Médico afirma que lavagem nasal pode diminuir carga viral da covid-19; entenda

Pratique atividade física: Durante a atividade física, conseguimos um feito e tanto: ativar a nossa circulação. Isso é particularmente importante, porque o sangue é responsável pelo transporte de nutrientes, e isso deixa nossa pele mais enriquecida e oxigenada. “O sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a cirurgiã vascular Dra Aline Lamaita.

Publicidade

Durma bem: Quando os olhos se fecham, diminuímos a produção de hormônios como o cortisol (do estresse) e relaxamos para reparar os danos sofridos ao longo do dia. “Logo, se o sono não é satisfatório, o processo de reparação não ocorre corretamente e os sinais de uma noite mal dormida começam a surgir na pele, como inchaço, vermelhidão, perda de viço e olheiras”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. “O mais importante é procurar dormir de 7 a 8 horas por noite para que o organismo possa se regenerar corretamente”, diz a Dra. Paola.