Publicidade

Médico afirma que lavagem nasal pode diminuir carga viral da covid-19; entenda

O otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam explica que a lavagem nasal diminui carga viral da covid-19, reduzindo a chance de a doença evoluir

Médico afirma que lavagem nasal pode diminuir carga viral da covid-19 – Freepik / user18526052

Após se expor a situações nas quais houve o contato com muita gente, faça uma lavagem no nariz, indica o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam, de São Paulo. Esse ato tão simples, indicado para adultos e crianças, pode ser a diferença entre desenvolver ou não a covid-19.

Publicidade

“Isso porque o líquido na lavagem retira mecanicamente os vírus que ficam na superfície da fossa nasal e ainda normaliza o batimento ciliar, um sistema que o próprio órgão tem para se higienizar”, explica o otorrinolaringologista.

+++ Sem vacina, atriz Elizangela recebe alta hospitalar, mas necessita de suporte de oxigênio para respirar

Com isso, há uma redução na chamada carga viral, a quantidade de vírus encontrada em determinado fluido ou secreção, o que pode impedir o desenvolvimento da enfermidade.

Para que o resultado seja de fato eficaz, o ideal é que a lavagem seja com alto volume e baixa pressão. “Dessa forma, a limpeza é mais completa e, graças à baixa pressão, evita que o líquido entre no canal do ouvido, o que pode machucá-lo ou fazer com que o ouvido fique tampado”, explica Azzam.

Publicidade

+++ Planos de saúde passam a ser obrigados a cobrir testes rápidos da covid-19; saiba como funciona

Também é importante que o procedimento seja feito logo após o contato com outras pessoas que possam estar contaminadas, do contrário, o coronavírus terá tempo hábil para agir no organismo.

Vale lembrar que esta é apenas uma dica para diminuir o risco de disseminação da doença, por exemplo, assim como o uso da máscara de proteção e a vacinação contra a covid-19. A dica também não possibilita que você frequente lugares aglomerados, como bares. Você pode reproduzir a lavagem após voltar do supermercado, por exemplo.

Publicidade

Como realizar a lavagem nasal?

1 – A lavagem nasal deve ser feita logo após o contato com muitas pessoas para que o vírus não tenha tempo útil para se manifestar.

2 – O indicado é que o dispositivo usado para fazer essa higienização tenha a capacidade de esguichar bastante líquido para que ele faça a lavagem completa da estrutura.

Publicidade

3 – Durante o processo, é indicado que o rosto fique inclinado e a boca aberta.

4 – O líquido deve, de modo ideal, entrar por uma narina e sair pela outra.

5 – Nunca utilizar apenas água. O ideal é usar o soro fisiológico

Publicidade

+++ ‘Super-Chico’ recebe 1ª dose da vacina após duas internações por covid-19 e mãe celebra