Publicidade

“A vida é a melhor escolha” e a própria natureza nos mostra isso todos os dias

Rodrigo de Aquino, especialista em Bem Estar e Felicidade, aproveitou a campanha do Setembro Amarelo para nos convidar a uma reflexão sobre natureza, vida, felicidade e a importância de pedir ajuda!

"A vida é a melhor escolha" e a própria natureza nos mostra isso todos os dias
“A vida é a melhor escolha” e a própria natureza nos mostra isso todos os dias – FREEPIK

Circulamos pelas ruas e praças e não nos damos conta de quantos ensinamentos estão soltos por aí.

Publicidade

Letras de músicas, conversas paralelas ou a natureza que resiste nos espaços urbanos podem ser mestres na hora de encarar os desafios do dia a dia. Sempre podemos aprender com a vida, mas será que estamos abertos para “ouvir seus ensinamentos”?

Será que nossos ouvidos e corações estão prontos para receber novos conhecimentos?

Tempos complexos pedem soluções em rede. Passando pelas avenidas e parques das cidades brasileiras, vimos nos últimos meses o espetáculo dos ipês-amarelos que, entre o outono e o inverno, perdem suas folhas e, diante da seca e de temperaturas baixas, resistem. Já próximos à primavera, usam suas forças para manifestar sua potência e beleza, desabrochando em flor. O ipê prova sua resistência e inspira resiliência, habilidade fundamental para encarar os momentos frios e tristes da vida, até conseguir manifestar sua melhor versão.

A sabedoria popular também nos ensina que, a hora mais escura do dia é exatamente aquela que antecede a aurora. Antes do sol raiar, temos que encarar a escuridão e só depois é que a luz dourada, do sol ou da consciência, ganha espaço, aquecendo o corpo e a alma, clareando os pensamentos e trazendo novas perspectivas e estímulos para encararmos nossos conflitos internos e externos.

A abelha, aquela que tem um ferrão que dói e pode matar, é a mesma que produz um alimento doce com tons que variam entre o dourado, amarelo ou âmbar. Assim como o leite, o mel é símbolo da completude, acolhimento e sabedoria e também traz consigo as lições da coletividade e do trabalho harmonioso da colmeia.

Publicidade

NATUREZA E SEUS ENSINAMENTOS

Entre tantas lições vindas da natureza, me vem à mente um dos trabalhos mais recentes do Emicida. Entre tantas rimas e poesias, destaco o trecho que diz sobre a importância de dar voz ao que vem de dentro, sem deixar que as mazelas marquem quem somos e sobre a importância de se amar elos. Entre tantos tons e nuances, chega o Setembro Amarelo que, assim como a poesia, o ipê amarelo, a força do sol e o sabor do mel, nos lembra, através do seu tema de 2022, que “a vida é a melhor escolha”.

Dizem os especialistas que quem quer se matar tem como objetivo eliminar uma dor e não terminar com sua a vida, mas entre tantas instabilidades, discursos de ódio e violências de todos os tipos, como provar que é melhor estar vivo?

Desde 2014 a campanha do Setembro Amarelo, lança uma luz sobre as dores, fragilidades e amargores da nossa sociedade e destaca que, quase 100% dos casos de suicídio são relacionados a saúde mental fragilizada, doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

Publicidade

Felicidade não é “só uma questão de querer”

Enquanto profissionais da área da saúde estão prontos para atender pessoas vulneráveis, precisamos pensar em políticas públicas que ofereçam espaços com mais qualidade de vida para a população e novos paradigmas e modelos de gestão de pessoas (sejam eles alunos ou empregados). É preciso criar ações que mitiguem dores e estimulem o bem-estar, criando assim, barreiras capazes de conter, por exemplo, o crescimento acelerado de casos de depressão, ansiedade e suicídio. Pensar no florescimento da nossa sociedade e em pessoas mais felizes, passa por uma série de ações que passam por vários fatores, desde expectativa de vida, generosidade e vida saudável até vitalidade comunitária, bem-estar psicológico, uso do tempo e padrão de vida.

O rap e o mel nos nutrem de esperança e nos ensinam que a felicidade não significa ausência de problemas

Mas, se estiver difícil esperar o sol nascer ou desabrochar como o ipê, peça ajuda. Uma das principais fontes do bem-estar está na arte dos encontros e das conexões. Cada um tem um tipo de desafio na vida e todos merecem encontrar mais beleza e sabor, ao acordar e ao dormir!

Na dúvida, escolha VOCÊ, porque a vida é a melhor escolha.

Publicidade

* Artigo escrito por Rodrigo de Aquino para publicação no portal Bons Fluidos

Sobre Rodrigo de Aquino

Comunicólogo e especialista em Bem Estar e Felicidade, estuda desenvolvimento humano desde os 14 anos de idade. Especialista em Psicologia Positiva (IPOG), Planejamento estratégico (Miami Ad School) e Coolhunting (Istituto Europeo di Design) se dedica integralmente ao estudo do desenvolvimento humano e da felicidade no mundo corporativo, através de sua formação como Chief Happiness Officer. Realiza mentorias, palestras e consultorias na área de criatividade, florescimento humano e FIB (Felicidade Interna Bruta). É embaixador em São Paulo da ONG Doe Sentimentos Positivos, fundador do Instituto DignaMente e idealizador/host do podcast “Sobre Nós”.