bem-estar   / Saúde e bem-estar

Adeus, insônia! Confira 5 mudanças para fazer no quarto que te ajudarão a ter uma melhor noite de sono

Veja como essas mudanças em seu quarto podem melhorar e muito a qualidade do seu sono

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 17 abril, 2020

Veja como essas mudanças em seu quarto podem melhorar e muito a qualidade do seu sono
Confira 5 mudanças para fazer no quarto que te ajudarão a acabar com a insônia - Pinterest

A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Segundo pesquisa feita pela Philips, empresa de tecnologia, 36% dos brasileiros adultos sofrem de insônia.

Apesar disso, existem diversos macetes que podem ser feitos para combater este problema. Nada melhor do que começarmos pelo nosso quarto, certo? Por isso, a Bons Fluidos reuniu para você 5 dicas de mudanças que podem ser feitas em seu cômodo para que você alcance a tão desejada boa noite de sono.

1- Cores

Evite tintas, papéis de parede ou artigos de decoração grandes que tenham cores quentes, pois as mesmas, em vez de acalmar, estimulam o cérebro. Você já ouviu falar na cromoterapia? Trata-se de uma prática que utiliza as cores para interferir de maneira positiva nas emoções das pessoas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, desde 1976. Segundo a cromoterapia, tons de azul, verde, branco e lilás são os responsáveis por passar uma sensação de relaxamento e tranquilidade.

2- Piso

As doenças ou irritações respiratórias, como rinite, sinusite e bronquite, são alguns dos grandes motivos que possibilitam a chegada da insônia. Pensando nisso, o ideal é você evitar em seu quarto carpetes ou tapetes felpudos, assim como bichinhos de pelúcia, pois todos estes são favoráveis ao acúmulo de poeira, germes, bactérias e ácaros, por exemplo. Opte por pisos vinílicos, laminados ou de cerâmica, mais fáceis de limpar.

3- Colchão e travesseiro

Este é um ponto difícil, pois sabemos que não é fácil trocar de colchão, nem mesmo de travesseiro. Apesar da popular validade de 10 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda que troquemos de colchão a cada 5 anos. O ideal é que você consulte um ortopedista para que ele lhe indique o colchão ideal para o seu corpo. O mesmo para os travesseiros, que devem ser trocados a cada 2 anos. Além da dificuldade de sono, manter o uso de um colchão e travesseiros ultrapassados, ou novos, mas inadequados, pode causar, a longo prazo, graves tensões musculares e o desalinhamento da coluna.

4- Iluminação do quarto e aparelhos eletrônicos.

Quanto mais escuro seu quarto estiver, melhores serão as condições do seu sono. Caso você necessite de alguma luz para dormir, opte por aquelas de tom amarelado, e descarte as brancas. Além disso, não só as luzes, como os sons e o conteúdos dos aparelhos eletrônicos são responsáveis por manter o cérebro estimulado. Desligue os aparelhos alguns minutos antes de se preparar para dormir. Você pode optar por ler um livro, por exemplo, já na cama. Confira algumas dicas para obter hábitos de leitura.

5- Limpeza e organização

É imprescindível que você mantenha seu cômodo o mais limpo e organizado possível. Aproveite o tempo extra durante a quarentena para fazer uma limpa em seus armários, criado-mudo e guarda-roupa. Isso trará ao seu quarto uma sensação de conforto e aconchego.

Tenha uma boa noite de sono!

Último acesso: 22 Oct 2020 - 15:35:49 (1042583).