Publicidade

Que tal aproveitar a quarentena para adquirir hábitos de leitura? Confira 5 dicas que irão te ajudar neste processo

Utilize este tempo em casa para começar a ler aquele livro que sempre quis com a ajuda de dicas valiosas

Confira 5 dicas que irão te ajudar a adquirir hábitos de leitura – Pxhere

Desde que o coronavírus chegou ao Brasil, a recomendação é que todos fiquem em casa o máximo possível para que a contaminação da doença não se prolifere. Pensando nisso, que tal aproveitar esse tempo no aconchego do lar para começar ler um bom livro?

Publicidade

Sabemos que muitas vezes isso não parece ser uma tarefa fácil, mas são inúmeros os benefícios provenientes da leitura: ela expande o vocabulário, desenvolve nosso senso crítico, favorece uma melhora significativa na escrita, beneficia o aprendizado de determinados assuntos, além de ajudar a formular e organizar uma linha mais clara de raciocínio.

Pensando nisso, reunimos aqui 5 dicas que poderão te ajudar a adquirir novos hábitos de leitura.

1. Silêncio

Para que você consiga se concentrar, é necessário o maior silêncio possível. Desconecte-se dos aparelhos ao seu redor, como celulares e computadores, e volte toda a sua atenção ao livro. Para as pessoas que tem grande dificuldade de concentração, é válido indicar o que chamamos de ‘ruído branco’ (formado pela combinação simultânea de frequências eletromagnéticas e de sons). Quando escutado em volume baixo, principalmente nos fones de ouvido, o método pode ser um grande aliado na leitura. Diversos vídeos sobre o assunto estão disponíveis no YouTube.

Publicidade

2. Pratique

Não comece a ler pensando que será fácil “devorar” um livro de 700 páginas. A sede pela literatura já é um ótimo começo, mas é importante que você pratique constantemente e transforme isso numa prática rotineira. É necessário que você não espere um tempo para a leitura acontecer, pois costumamos ocupar esses espaços do dia com atividades que não exijam muita concentração. Leve o exercício como uma prioridade. Ler o texto de maneira dinâmica, usando marca-textos e fazendo anotações, é também uma ótima maneira de mergulhar no livro.

3. Altere os gêneros literários

Publicidade

É bom que você comece escolhendo um tema que lhe atrai, pois, muito provavelmente, se você gostar do que está lendo, talvez dedique mais tempo ao livro. Por isso, no começo, não se obrigue a ler determinadas obras se o assunto não lhe despertar curiosidade. Qualquer leitura é válida, lembre-se disso! Com o passar do tempo, é bom que você mergulhe em outros assuntos para não tronar o tema que gosta desinteressante e, cada vez mais, expandir seus olhares.

4. Carregue o livro com você

Adapte seu material ao livro. Use bolsas ou pastas que facilitem o transporte do objeto. Sendo de papel ou digital, é válido que você tenha sempre o livro em mãos e aproveite os segundos que pode para ler: filas, transporte público, trânsito, etc. Essa é uma boa forma de manter a prática da leitura em dia e deixar de lado a procrastinação em momentos curtos. Mas lembrando, tudo isso assim que a quarentena acabar!

Publicidade

5. Calma! Não se cobre tanto

Este é só o começo! Você deve colocar em mente que a leitura é algo feito por prazer, e não por pressão. Caso o livro escolhido esteja maçante ou desinteressante, não force a leitura. Avalie se está gostando daquilo que lê e consequentemente o conteúdo será absorvido. Boa leitura!

 

Publicidade