Adeus, sintomas de gripe! Receitinhas naturais aumentam a imunidade, aliviam vias nasais, eliminam a tosse e muito mais; confira

O farmaceutico homeopata Jamar Tejada ensinou como aliviar alguns desconfortos sem nenhum remédio para a gripe

Saiba quais receitinhas podem ajudar a eliminar sintomas inconvenientes da gripe – Freepik/ jcomp

O inverno começou e, com ele, a preocupação da maioria da popução com os sintomas das doenças oportunistas comuns desta época (gripe, sinusite, resfriado, entre outras) vieram junto. E, para complicar mais desta vez, ainda estamos enfrentando a pandemia do coronavírus.

Publicidade

Em tempos de COVID-19, um espirro ou um nariz escorrendo mais frequentemente, podem assustar, mas antes de se entregar ao medo, ou à cama, assumindo-se doente, você pode utilizar a natureza ao seu favor para se curar — ou até mesmo para se prevenir!

Para o farmacêutico homeopata Jamar Tejada, da capital paulista, algumas receitas naturais são tiro e queda contra os sintomas das gripes e resfriados. Seja para aliviar dores no corpo, febre, expectorar e acalmar a tosse e ainda garantir a imunidade nas alturas — eliminando o uso dos analgésicos, antitérmicos ou antigripais. Entenda!

“Existem formas naturais de limpar as passagens nasais com opções naturais, que tratam os sintomas através de plantas, extratos e chás que ajudam o corpo a combater os sintomas bem rápido”, diz o especialista que explica uma a uma.

1) A dica mais valiosa

Publicidade

Um pequeno ato pode mudar por completo a saúde de qualquer pessoa: o hábito de beber água ao longo do dia.

Em live para a Revista Máxima nesta quinta-feira, 25, o especialista contou que, se precisasse dar uma dica, essa seria a primeira. A boa hidratação do corpo é fundamental para manter a imunidade em alta.

2) Alívio das vias nasais

Publicidade

De acordo com Jamar, um simples ato é especialmente eficaz no alívio das vias nasais e, consequentemente, na dor de cabeça também: o banho quente.

O vapor umedece as passagens nasais deixando-as menos irritadas. “Usar sais de banho mentolados com algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta pode ajudar ainda a aliviar a congestão e as dores de cabeça provenientes da gripe. Substitua o óleo pelo de eucalipto para aliviar a congestão nasal”, fala.

3) Umidificar o ar dentro de casa

Publicidade

Um verdadeiro agravante das gripes e dos resfriados é o tempo seco que o inverno traz consigo. Para fazer um umidificador caseiro há duas maneiras: 

– Ferver duas xícaras de água destilada em uma panela e colocar no ambiente ainda quente. Repetir a ação sempre que a água esfriar. 

– Ou usar a umidificação por plantas caseiras como aloe vera, palmeira de jardim e ficus e diversas outras espécies de philodendron e dracena que através das folhas, flores e caules que liberam vapor no ar.

Publicidade

Já para quem tem o háabito de usar umidificador elétrico regularmente, a dica é: não deixá-lo ligado por mais de 3 horas, porque em ambientes úmidos demais, o mofo e o bolor se proliferam mais facilmente. Além disso, é importante lembrar de limpá-lo sempre. 

4) Ajudar a expectorar

Os chás ou infusões feitos com assa peixe, agrião, limão bravo, bálsamo de tolu, mastruço e jatobá costumam ser ótimos para ajudar na expectoração. “Os liquidos quentes ajudam a soltar as secreções nos seios paranasais para que o muco flua mais livremente”, explica Jamar.

5) Acabar com a tosse incômoda

Eucalipto e Abacaxi são os ingredientes-chave!

O eucalipto tem propriedades antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres e o ativo de cineol: um composto que funciona como um expectorante para combater infecções respiratórias e aliviar a tosse.

As pomadas manipuladas com este óleo também podem ser aplicadas na área do nariz e peito para aliviar e congestão e soltar o catarro.

Já as folhas frescas ou secas de eucalipto podem ser usadas no preparo de chás e gargarejo de água morna para aliviar uma dor de garganta.

Receitinha: Faça um chá de eucalipto fervendo de 2 g a 4 g de folhas secas em uma xícara de água por cerca de 10 a 1 5 minutos. Beba o chá até três vezes ao dia.

Já o abacaxi ajuda a acalmar a tosse e tem ação expectorante.

Para isso, basta aquecer um copo de água, adicionar 3 colheres de sopa do suco de abacaxi e duas colheres de sopa de sobremesa de mel. Beber ainda quente, antes de dormir.

“A fruta ainda ajuda a contribuir com efeito anti-inflamatório, principalmente quando se refere a problemas nasais”, finaliza Jamar Tejada.