Publicidade

Água do mar ou piscina entrou no ouvido? Veja como se prevenir do problema no verão

Para a Bons Fluidos, o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam deu algumas dicas para lidar com o incômodo da água nos ouvidos

Água do mar ou piscina entrou no ouvido? Veja como se prevenir do problema no verão – Freepik / cookiestudio

A água de piscina ou mar que entra no ouvido e não sai pode causar sintomas bastante incômodos geralmente, tais como queda da audição, dores de ouvidos, vazamento de pus, coceira nos ouvidos, dores muito intensas e dores ao tocar na orelha ou no canal do ouvido. E quem já viveu esse problema, principalmente em épocas de verão, sabe o incômodo que é passar por isso.

Publicidade

+++ O que crianças de 0 a 1 ano podem e não podem fazer durante passeio na praia? Entenda

Para a Bons Fluidos, o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam deu algumas dicas de como prevenir que este problema venha a ocorrer e, caso aconteça, como você deve proceder de imediato.

A água entrou no ouvido! O que fazer?

Deite de lado e faça pequenos movimentos bruscos na cabeça. Caso a água não saia e a audição continue entupida, procure um médico. Atenção: cuidado! Qualquer atitude além destas pode prejudicar mais do que ajudar. Sabemos que as mídias sociais não éticas divulgam tratamentos indevidos. Não coloque sua saúde em risco.

O que não fazer?

O ideal é não ficar muito tempo dentro da água, deixando, sempre que possível, o ouvido secar. A cada hora dentro da água, fiquei uma hora fora. Nunca use hastes de algodão dentro dos ouvidos. Não pingue nada dentro dos ouvidos! Isto só pode ser feito com orientação médica.

Publicidade

+++ Cúrcuma, casca de banana e carvão ativado clareiam os dentes? Confira o que diz estudo da USP

Agora, se você vai para a praia, “quebrar de lado” as ondas do mar também é uma atitude que pode causar perfuração da membrana do tímpano, dores intensas, sangramentos, diminuição da audição, tonturas e zumbidos. Então, se é fã de um mergulho, fique atento à dica.

Para se prevenir, se for “quebrar a onda de lado”, proteja a orelha toda com a mão e nunca subestime o poder da força da onda do mar, pois ela pode levar a lesões graves no ouvido. Caso decida realizar esta prática, nunca o faça sem proteger as orelhas

Publicidade

+++ Jovem de 19 anos viraliza nas redes sociais ao fazer vídeos educativos sobre Síndrome de Tourette