gravidez   / Bebês e praia

O que crianças de 0 a 1 ano podem e não podem fazer durante passeio na praia? Entenda

Uso de filtro solar, roupas adequadas e uma alimentação favorável são alguns pontos para se atentar quando falamos de bebês e passeios na praia; confira

Bons Fluidos Publicado sexta 10 dezembro, 2021

Uso de filtro solar, roupas adequadas e uma alimentação favorável são alguns pontos para se atentar quando falamos de bebês e passeios na praia; confira
O que crianças de 0 a 1 ano podem e não podem fazer durante passeio na praia? Entenda - Freepik / bearfotos

O verão está chegando e muitos bebês terão o seu primeiro passeio na praia, mas a lista de dúvidas sobre o que pode ou não fazer com os pequenos neste ambiente tão comum na época mais quente do ano é enorme. Afinal, o bebê pode ou não ir à praia? A resposta é: depende. As informações são da Dra. Vanessa Mouawad, pediatra neonatologista da Maternidade Pro Matre, Hospital Albert Einstein e Hospital São Luiz.

O que bebês podem e não podem fazer durante passeio na praia?

Para os menores de 6 meses não é recomendada a exposição direta ao sol, já que eles ainda não podem fazer o uso de protetor solar. A sugestão é que o passeio com os pequenos seja feito após o sol se pôr, já que mesmo na sombra, embaixo do guarda-sol e com roupas apropriadas, ele se exporá. O sol reflete na areia e causa queimaduras mesmo o bebê estando em locais cobertos. Quando a exposição é inevitável, devem ser usadas roupas de proteção e chapéus.

+++ Veja o ranking dos nomes mais comuns de bebês em 2021

A recomendação para os bebês maiores de 6 meses é o uso de protetor solar com fator de proteção 30 ou mais e específico para as crianças. Os protetores recomendados para esta faixa etária são, preferencialmente, protetores físicos. Estes são compostos por minerais que atuam como uma barreira e refletem os raios solares, por isso são mais branquinhos. Eles têm menor risco de causar reações alérgicas e a quantidade passada deve ser generosa. Deve-se reaplicar a cada 2 horas ou se houver imersão na água. É importante lembrar que o filtro deve ser aplicado 30 minutos antes da ida à praia. Deve-se evitar ao máximo a exposição solar das 9 às 16 h.

Fator de Proteção Solar

Você sabe o que significa FPS (Fator de Proteção Solar)? Ele mostra o grau de proteção contra queimaduras oferecido pelo filtro solar. Quando alguém usa um filtro com FPS 30, por exemplo, significa que levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelho do que se não tivesse aplicado o produto. A pele do bebê é muito sensível e ele precisa de um FPS alto.

Usar a vestimenta adequada faz parte da proteção. Recomendamos o uso de chapéus, bonés e roupas de banho com proteção UV, assim como camisetas de manga longa.

Alimentação

A alimentação deve ser leve, saudável, rica em frutas e com oferta de água durante todo o dia. Afinal, com o calor, as crianças perdem mais líquidos e têm mais sede. Duas dicas importantes que devem ser lembradas: Para a correta hidratação, ofereça água e o leite de costume. Não recomendamos a oferta de sucos antes de 1 ano. A água de coco é o suco do coco, então, não ofereça. A segunda dica é levar a comida do bebê de casa, sem sal e saudável. Eles não devem comer os alimentos vendidos por ambulantes ou barracas de praia. O risco de intoxicação alimentar é muito grande e esse tipo de comida não é adequado para os bebês.

+++ Teste do pezinho! Confira como o projeto pretende ampliar o diagnóstico de doenças raras

Tente não ficar o dia todo na praia. Mesmo na sombra, eles podem se queimar. Tentar manter a rotina de sonecas e alimentação do pequeno. Um bebê tranquilo reflete em pais tranquilos também.

A criança poderá brincar na areia, entrar no mar, mas sempre sob supervisão rigorosa. Um segundo de distração e lá vai a areia à boca, aos olhos, podendo ocorrer lesões oculares e enterites. Se a praia escolhida for frequentada por cachorros pode haver contaminação da areia pelas fezes com possibilidade de transmissão do bicho geográfico. Sente o bebê em um tapetinho ou canga.

+++ Nanda Costa e Lan Lanh encantam com momentos de amamentação das filhas; saiba como alimentar dois bebês ao mesmo tempo

É cientificamente comprovado que a exposição solar na infância aumenta o risco de câncer de pele na idade adulta. Lembre-se de não exagerar e evitar ao máximo a exposição solar das 9 às 16 h. Com os cuidados devidos, o primeiro passeio do bebê à praia será inesquecível e renderá muitas memórias afetivas que ficarão guardadas para sempre.

Último acesso: 24 Jan 2022 - 04:20:18 (1046301).