Publicidade

Alimentação x enxaqueca: quais alimentos consumir para aliviar e evitar dores de cabeça?

Além de muita hidratação, alguns alimentos são ricos em nutrientes que auxiliam no alívio da dor de cabeça

Aprenda a passar longe da dor de cabeça somente com a alimentação – Pexels/ Alex Green

Não é novidade para ninguém que existe uma forte conexão entre alimentação e saúde. Algumas mudanças na dieta fazem a diferença para prevenir doenças ou até tratá-las e dependendo do caso, os alimentos desempenham o papel do medicamento promovendo a cura de doenças e sintomas desconfortáveis. 

Publicidade

A dor de cabeça, por exemplo, é um desconforto que qualquer pessoa já sentiu ou irá sentir em algum momento da vida. Ela pode ser provocada por inúmeros fatores e dependendo da gravidade necessidade de acompanhamento médico, que muitas vezes sugere mudanças na dieta para auxiliar no processo de cura. 

+ VEJA TAMBÉM: Você está exagerando no carbo? 5 sintomas de excesso de carboidrato no organismo

Em casos mais leves, a dor de cabeça pode sumir depois de muita hidratação e descanso. Quando aliada aos alimentos indicados, ela pode ir embora muito rápido e até ser evitada caso o indivíduo mantenha hábitos alimentares saudáveis. Neste sentido, é importante trabalhar para incorporar alimentos preventivos em sua dieta e limitar os alimentos que desencadeiam a enxaqueca.

Um pequeno estudo com 42 adultos descobriu que comer uma dieta vegana ou eliminar possíveis gatilhos dietéticos pode beneficiar pessoas com enxaqueca. De acordo com o Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), que promove dietas à base de vegetais como forma de melhorar sua saúde, você deve incorporar alimentos que sejam “seguros para a dor”. 

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: É verão! Veja os benefícios das frutas e vegetais da estação

Quais alimentos comer para aliviar a dor de cabeça

Além de beber muita água, a American Migraine Foundation e a Association of Migraine Disorders classificam algumas carnes frescas, aves e peixes como alimentos seguros para a enxaqueca. O segredo é evitar versões processadas, defumadas ou feitas com amaciantes e caldos.

Publicidade

A fundação também afirma que a vitamina B-2, ou riboflavina, pode ajudar a diminuir a frequência de suas enxaquecas. A vitamina B-2 pode ser encontrada em produtos de origem animal, como salmão e carne vermelha. Também está presente em grãos e cogumelos. É recomendada a ingestão de peixes, folhas verde, oleaginosas, gengibre e frutas cítricas.