Alimentação x enxaqueca: quais alimentos consumir para aliviar e evitar dores de cabeça?
Além de muita hidratação, alguns alimentos são ricos em nutrientes que auxiliam no alívio da dor de cabeça

Além de muita hidratação, alguns alimentos são ricos em nutrientes que auxiliam no alívio da dor de cabeça
Não é novidade para ninguém que existe uma forte conexão entre alimentação e saúde. Algumas mudanças na dieta fazem a diferença para prevenir doenças ou até tratá-las e dependendo do caso, os alimentos desempenham o papel do medicamento promovendo a cura de doenças e sintomas desconfortáveis.
A dor de cabeça, por exemplo, é um desconforto que qualquer pessoa já sentiu ou irá sentir em algum momento da vida. Ela pode ser provocada por inúmeros fatores e dependendo da gravidade necessidade de acompanhamento médico, que muitas vezes sugere mudanças na dieta para auxiliar no processo de cura.
+ VEJA TAMBÉM: Você está exagerando no carbo? 5 sintomas de excesso de carboidrato no organismo
Em casos mais leves, a dor de cabeça pode sumir depois de muita hidratação e descanso. Quando aliada aos alimentos indicados, ela pode ir embora muito rápido e até ser evitada caso o indivíduo mantenha hábitos alimentares saudáveis. Neste sentido, é importante trabalhar para incorporar alimentos preventivos em sua dieta e limitar os alimentos que desencadeiam a enxaqueca.
Um pequeno estudo com 42 adultos descobriu que comer uma dieta vegana ou eliminar possíveis gatilhos dietéticos pode beneficiar pessoas com enxaqueca. De acordo com o Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), que promove dietas à base de vegetais como forma de melhorar sua saúde, você deve incorporar alimentos que sejam “seguros para a dor”.
+ VEJA TAMBÉM: É verão! Veja os benefícios das frutas e vegetais da estação
Quais alimentos comer para aliviar a dor de cabeça
Além de beber muita água, a American Migraine Foundation e a Association of Migraine Disorders classificam algumas carnes frescas, aves e peixes como alimentos seguros para a enxaqueca. O segredo é evitar versões processadas, defumadas ou feitas com amaciantes e caldos.
A fundação também afirma que a vitamina B-2, ou riboflavina, pode ajudar a diminuir a frequência de suas enxaquecas. A vitamina B-2 pode ser encontrada em produtos de origem animal, como salmão e carne vermelha. Também está presente em grãos e cogumelos. É recomendada a ingestão de peixes, folhas verde, oleaginosas, gengibre e frutas cítricas.