Anosmia pós-covid: técnica ajuda na recuperação do olfato com o uso de óleos essenciais

Treinamento consiste em estimular o olfato com diferentes cheiros para recuperar este sentido tão importante

Bons Fluidos Publicado sexta 14 maio, 2021

Treinamento consiste em estimular o olfato com diferentes cheiros para recuperar este sentido tão importante
Veja como ajudar seu corpo a se recuperar da falta de olfato pós-covid - Pixabay

Os termos anosmia e ageusia até então pouco conhecidos ganharam popularidade depois que grande parte dos pacientes da covid-19 perceberam que não sentiam mais diferentes cheiros ou o gosto de alimentos após testarem positivo para a infecção causada pelo novo coronavírus. 

Além de compor a lista de sintomas da covid-19, a perda de olfato é uma das sequelas mais comuns entre os pacientes. Mesmo sem uma explicação concreta, o fenômeno acaba perdurando além do período viral, podendo permanecer, em alguns casos, por meses mesmo depois que a pessoa se recupera da doença. 

Embora a anosmia não esteja relacionada a algum tipo de risco à saúde, a perda do olfato é incômoda já que impede que pessoas usufruam de um dos cinco sentidos básicos -- não dá para negar que o sistema olfativo faz parte da nossa natureza e nos ajuda em diversos momentos do dia a dia. 

+ VEJA TAMBÉM: Perda de olfato por causa da Covid-19? Confira série de exercícios que ajudam a combater o sintoma

Para ajudar o corpo a recuperar este sentindo depois da covid-19, alguns especialistas recomendam a prática da fisioterapia olfativa. O método tem como objetivo principal resgatar a capacidade de sentir cheios por meio de treinamentos olfativos e os óleos essenciais são ferramentas importantes neste processo. 

Óleos essenciais x recuperação do olfato

Especialistas recomendam o uso de odores naturais para estimular o olfato. Estes cheiros podem ser de frutas, ervas e especiarias com cheiros característicos ou então os óleos essenciais de origem natural e orgânica, que tem como uma de suas principais características o cheiro de elementos naturais concentrados. 

+ VEJA TAMBÉM: Fisioterapia de cheiros ajuda a recuperar perda do olfato - inclusive em quadros provocados pela Covid-19

O tratamento com os óleos oferece inúmeros benefícios e trata-se de um método seguro, sem efeitos colaterais, não invasivo e prazeroso para tratar naturalmente muitas doenças e até ajudar na recuperação das sequelas da covid-19.

Vale lembrar que os óleos essenciais se tratam de substâncias naturais concentradas e que o uso excessivo, como de qualquer outro elemento, pode provocar desequilíbrios no organismo, por isso, utilize-os com moderação e nunca ingira ou deixe-o em contato direto com a pele puro. 

Último acesso: 22 Jun 2021 - 07:18:50 (1044954).