Anti-inflamatório e antifúngico: conheça os benefícios do óleo de coco para a saúde íntima
Thais Zeque, ginecologista e obstetra explica mais sobre o produtinho natural que está sendo muito procurado pelas mulheres

Thais Zeque, ginecologista e obstetra explica mais sobre o produtinho natural que está sendo muito procurado pelas mulheres
O óleo de coco se tornou queridinho por ser um tipo de gordura natural que traz muitos benefícios para a saúde da pele e dos cabelos. Mas o que muitos ainda não sabiam é que suas propriedades fazem bem para a saúde íntima das mulheres. A busca por óleo de coco disparou nos últimos tempos e esse crescimento acontece pelos benefícios comprovados para os cuidados com a saúde íntima das mulheres, conforme explica Thais Zeque, ginecologista e obstetra do Rio de Janeiro.
“A procura por óleo de coco para limpeza da vulva está crescendo, pois estão sendo comprovados os benefícios, já que o óleo de coco orgânico tem ação anti inflamatória e antifúngica. Ele tem ação anti inflamatória, diminuindo as bactérias que não fazem parte da flora vaginal, com isso as infecções urogenitais diminuem muito com o seu uso. Podemos falar inclusive em casos de cistite de repetição, que o óleo de coco ajuda muito, porque o meato uretral ele desemboca exatamente na parede anterior do intróito vaginal, onde utilizamos o produto”, explica a especialista.
+++ 5 coisas que você não deve fazer depois de tomar a vacina contra a covid-19
Outro benefício associado ao uso do óleo é a diminuição da candidíase, uma intercorrência que afeta muitas mulheres após idas à praia, piscina e academia, uso de roupas justas, e até devido ao enfraquecimento do sistema imunológico ou uso prolongado de remédios
“Em relação a candidíase, é o que mais está em alta o seu uso, devido ao melhor efeito contra candida albicans e candida glabrata. Ele normaliza o pH da vagina e tem ação anti fúngica. Esse pH que fica em torno de 4,5, é se sai melhor do que a ação de alguns antifúngicos conhecidos”, explicou a profissional.
“Quando comparamos o seu uso ao de comprimidos de Fluconazol, os estudos mostram que o óleo de coco é até melhor, muitas vezes, temos que associar com o antifúngico mesmo, mas os estudos hoje em dia associam muito o óleo de coco com o clotrimazol e falam de um futuro promissor para o uso do Clotrimazol e o óleo de coco para o tratamento de candidíase vaginal”, apontou Thais Zeque.
A especialista ressalta ainda que o óleo de coco recomendado para a limpeza vaginal não é o mesmo que encontramos em perfumarias e farmácias. Para a área íntima, é indicado o óleo de coco orgânico manipulado para esse uso, após prescrição médica.
“Vale lembrar que esse óleo de coco não é aquele que compramos em lojas de cosméticos, etc, ele é um óleo de coco orgânico que deve ser feito em farmácia de manipulação manipulado em cápsulas, que facilitam a sua absorção, após indicação do seu ginecologista. Quando mandar manipular, sempre verificar se é um óleo de coco orgânico e se atentar a sua origem”, ressalta.
Não há contra-indicações ao seu uso, porém, o ideal é não utilizá-lo em excesso e sempre ter indicação médica.
Dra. Thais Zeque CRM: 5269335-9 – Ginecologista e obstetra, especialista em Implante Hormonal, Colposcopia e HPV
(21) 3385-4183 / 99524-4183
Instagram: https://www.instagram.com/drathaiszeque/?hl=pt