bem-estar   / Filosofia poderosa

Dia mundial do Yoga: conheça a filosofia capaz de controlar as emoções e proporcionar bem-estar físico

"Luz sobre Yoga Sutras de Patanjali", escrito pelo mestre yogue B. K. S. Iyengar apresenta mais de 2 mil anos de ensinamentos para alcançar a tão desejada evolução espiritual

Bons Fluidos Publicado segunda 21 junho, 2021

"Luz sobre Yoga Sutras" de Patanjali propõe uma reflexão sobre a prática do yoga muito além do que uma filosofia - Pexels

Mais do que uma filosofia de vida, o yoga proporciona bem-estar físico e mental aos praticantes. A adoção de uma postura corporal correta, o aumento da capacidade de concentração, redução de estresse, disposição física e até melhoria no funcionamento do sistema imunológico são algumas das inúmeras vantagens da prática.

Para comemorar este Dia Internacional do Yoga, 21 de junho, o Selo Mantra da Editora Edipro apresenta aos leitores e praticantes de yoga, o lançamento Luz sobre Yoga Sutras de Patanjali, que reúne os ensinamentos milenares transmitidos pelo sábio indiano Patañjali, na obra escrita por B. K. S. Iyengar, um dos mais respeitados mestres yogue do mundo. 

+++ Especialista nos 7 chakras desvenda o poder de cada um e explica como identificar se estão abertos ou bloqueados

“A prática é uma força geradora de transformação ou de progresso no yoga, mas se desenvolvida isoladamente produz uma energia desenfreada que é jogada para o exterior, para o mundo material, como se impulsionada por uma força centrífuga. A renúncia atua podando essa explosão de energia, protegendo o praticante do enredamento com os objetos dos sentidos e redirecionando as energias em direção ao núcleo do ser, como uma força centrípeta.” (Luz sobre Yoga Sutras de Patanjali, p. 46) 

Nesta obra, B. K. S. Iyengar explica que os sutras constituem um dos primeiros estudos sobre a psique humana e seguem, há mais de dois mil anos, ensinando como as pessoas são capazes de se transformar por meio do yoga. Nele é elucidado o enigma da existência humana e mostra como todos podem controlar a mente e as emoções, além de superar os obstáculos da evolução espiritual e alcançar o objetivo principal da filosofia: a libertação dos apegos mundanos.

+++ Lar abençoado! Entenda porquê mandalas são importantes para a composição do ambiente

A intenção do clássico texto de Luz sobre Yoga Sutras de Patanjali é levar conhecimento a mais pessoas sobre essa ferramenta simples e acessível, capaz de proporcionar relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente. Uma obra valiosa tanto para professores e praticantes do yoga como para adeptos do estudo da filosofia. 


Sobre o autor: Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (1918-2014) foi um dos mais respeitados professores de yoga no mundo. Tendo dedicado sua vida ao estudo e à prática do yoga, fundou seu próprio método, que conta com milhares de seguidores e praticantes em todos os continentes. Iniciou seus estudos no yoga aos 16 anos, com o guru Sri Tirumalai Krishnamacharya. Aos 18 anos, foi enviado à cidade de Pune, um grande centro cultural da Índia, para lecionar yoga. Com seus ensinamentos, inspirou grandes personalidades da história, como o doutor Rajendra Prasad (primeiro presidente da Índia) e o papa Paulo VI. Em 1975, em Pune, fundou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, uma das principais escolas de yoga do mundo até a atualidade, e que tem o nome de sua esposa. É autor, entre outros, de A Árvore do Yoga (Mantra, 2021), Luz sobre o Yoga (Pensamento, 2016) e Luz sobre os Yoga Sūtras de Patañjali (Mantra, com publicação prevista para 2021). 

Último acesso: 24 Sep 2021 - 00:27:15 (1045186).