bem-estar   / Doação de sangue

Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

"Para doar é necessário estar em boas condições de saúde e devem ser respeitados os critérios para aptidão a doação", explica a hematologista do Hospital Brasília Andresa Melo

Viva Saúde Publicado sexta 18 junho, 2021

Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia - Foto de Pranidchakan Boonrom no Pexels

A doação de sangue no Brasil caiu 10% em 2020, segundo o Ministério da Saúde. No último dia 14 de junho, a pasta também registrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, promovendo uma ampla campanha para estimular a doação mesmo em tempos de pandemia. Junho é o mês para lembrar a importância da doação para pessoas acidentadas e em cirurgias, além daquelas que necessitam como parte do tratamento de alguma condição hematológica.

Segundo a hematologista do Hospital Brasília Andresa Melo, uma única doação pode salvar até quatro vidas. “A doação periódica é de suma importância para manter os estoques nos bancos de sangue a fim de atender as demandas. Para doar é necessário estar em boas condições de saúde e devem ser respeitados os critérios para aptidão a doação. Além disso, não há danos à saúde do doador”, afirma.

Abaixo, a Dra. Andresa Melo respondeu as principais dúvidas sobre a doação em tempos de pandemia.

● Depois de tomar a vacina contra a Covid-19, quando posso doar?

"Atualmente, o Brasil dispõe de três vacinas diferentes: a Coronavac/Butantan, baseada no vírus SARS-CoV-2 inativado, a Astrazeneca/Fiocruz, utiliza adenovírus não replicante, e a Pfizer/BioNTech, feita a partir de RNA mensageiro (mRNA).

Com tecnologias diferentes utilizadas pelos três laboratórios, o prazo de aptidão para doação de sangue também é diferente. Pessoas que receberam a primeira ou a segunda dose de Coronavac devem aguardar 48 horas, enquanto aquelas que foram imunizados com Astrazeneca ou Pfizer podem doar no oitavo dia após a aplicação da vacina. Caso não tenha certeza sobre qual foi o seu imunizante, por via das dúvidas, aguarde sete dias.", disse a profissional.

Para conferir as outras respostas da profissional, CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Último acesso: 23 Sep 2021 - 23:25:34 (1045184).