Publicidade
Atriz italiana Gina Lollobrigida falece aos 95 anos em Roma
Atriz italiana Gina Lollobrigida falece aos 95 anos em Roma – Foto: JB Lacroix/ WireImage

Morreu nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a grande atriz Gina Lollobrigida, aos 95 anos, considerada um ícone do cinema italiano e símbolo sexual de seu país. A notícia do falecimento da artista foi confirmada pela advogada de Lollobrigida, Giulia Citani.

Publicidade

Conforme informações do jornal italiano Corriere della sera, Gina Lollobrigida, considerada por seus conterrâneos, como também citou o veículo de comunicação, como a “mulher mais bonita do mundo”, estaria internada em um hospital em Roma.

Apesar de a causa da morte ainda não ter sido relevada, a famosa foi levada ao hospital em setembro de 2022 para tratar uma fratura exposta no fêmur direito. Recebeu alta poucos dias depois.

Trajetória de Gina Lollobrigida

Nascida em 4 de julho de 1927, na cidade de Subiaco, Itália, Gina Lollobrigida vem de uma família pobre. Sua beleza, porém, foi notada quando a artista tinha 20 anos, em 1947. Nessa época, ficou em terceiro lugar no concurso de beleza Miss Itália.

Gina Lollobrigida ganhou grande reconhecimento da mídia na década de 1950, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o retorno do cinema italiano. Contracenou ao lado de lendas como Humphrey Bogart, Rock Hudson, Burt Lancaster, Tony Curtis e Frank Sinatra.

Publicidade

Alguns de seus filmes mais famosos são O Corcunda de Notre Dame, de 1956, e Quando setembro vier, de 1961. Ao se aposentar dos cinemas, se tornou escultora e fotógrafa. Já em 1999, entrou para a política e se candidatou para um cargo no Parlamento italiano.