Publicidade

Cassis é frutinha poderosa contra alzheimer e parkinson; conheça seus benefícios à saúde

Conheça os benefícios do cassis à saúde e como consumí-la

Conheça os benefícios do cassis à saúde – Pixabay

O cassis ou groselha-preta, conhecida cientificamente pelo nome Ribes nigrum, é uma frutinha roxos escuros que vêm de arbustos lenhosos de tamanho médio originária da Europa do Norte semelhante com a groselha. Sua aparência remete a jabuticaba, fruta típica brasileira, no entanto, é difícil encontra-la in natura para venda no Brasil. 

Publicidade

Embora o cassis não faça parte da alimentação do brasileiro, ela pode ser encontrada em determinados alimentos e é usada para dar sabor a licores e outros produtos, como geleias e sorvetes. O motivo tem relação com o clima propício para o cultivo da planta. Os arbustos são nativos de áreas de clima mais frio, como norte da Europa, norte da Ásia e Ásia central, com a Polônia sendo o principal exportador (80% a 90% das exportações globais), segundo informações do Journal of Food Science. 

+ VEJA TAMBÉM: Chá de louro é diurético e anti-inflamatório; conheça mais benefícios e seu modo de preparo

Benefícios

Rica em nutrientes, versátil e repleta de benefícios à saúde, o cassis pode não ser muito conhecida em todo o mundo, mas merece ganhar mais popularidade, especialmente por conta de suas propriedades.

Publicidade

Pesquisas mostraram que o cassis possui propriedades antioxidantes, antibacterianas e antivirais e pode ser útil para retardar o crescimento do câncer, aumentar a imunidade e até prevenir doenças oculares, alzheimer e parkinson. 

O pigmento púrpura escuro da groselha negra é atribuído ao seu alto teor de antocianinas. As antocianinas são pigmentos vegetais que produzem uma tonalidade vermelha, roxa ou azul, dependendo de seu pH. Além de seu papel como pigmento vegetal, as antocianinas também podem desempenhar um papel na saúde do coração, e estudos mostraram que elas podem melhorar a obesidade e até mesmo o diabetes.

 

Publicidade