Cientistas criam chiclete que reduz chance de transmissão do coronavírus pela saliva
Segundo os pesquisadores, pacientes que testaram positivo para a covid-19 e fizeram o uso do chiclete tiveram sua carga viral na saliva reduzida em 95%

Segundo os pesquisadores, pacientes que testaram positivo para a covid-19 e fizeram o uso do chiclete tiveram sua carga viral na saliva reduzida em 95%
Um chiclete que diminui as chances de transmissão do coronavírus pela saliva, consequentemente pela respiração, fala ou tosse, foi criado recentemente por cientistas da Universidade da Pensilvânia, localizada nos Estados Unidos. O jornal científico americano Molecular Therapy foi o responsável por publicar o estudo e compartilhar a novidade com o público.
Durante a pesquisa, os cientistas deram aos pacientes que estavam com covid-19 a goma de mascar em questão. O produto contém cópias da proteína ACE2, ou enzima conversora da angiotensina 2, que atua como receptora, no caso, do vírus causados da doença, podendo agir como um inibidor do coronavírus.
+++ SP anuncia liberação a partir de dezembro da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos
Os pesquisadores analisaram a saliva dos cobaias e perceberam que as partículas do coronavírus “grudaram” no chiclete — o que evitaria a disseminação do vírus por parte daqueles que testaram positivo para a covid-19 — diminuindo em 95% na carga viral.
“A goma de mascar com proteínas que prendem o vírus oferece uma estratégia geral acessível para proteger os pacientes da maioria das reinfecções orais do vírus por meio da redução de volume ou minimizando a transmissão para outras pessoas. Confirmando a maior suscetibilidade dos pacientes infectados para a entrada viral”, disseram os cientistas para a Molecular Therapy.
E você? Experimentaria essa goma de mascar? Apesar da simplicidade do produto, em conjunto com a vacinação, uso de máscaras e higienização, ela poderá ajudar a salvar vidas da doença que ainda ecoa no mundo.
+++ Saiba quais são as mais de 70 cidades que cancelaram o Carnaval 2022 no estado de SP