bem-estar   / Alimentação saudável

Comece o dia mais leve! Confira 3 alimentos para o café da manhã capazes de diminuir a sensação de ansiedade

Elementos como o triptofano e o potássio são responsáveis por proporcionar uma melhora significativa em nosso humor

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 15 janeiro, 2021

Elementos como o triptofano e o potássio são responsáveis por proporcionar uma melhora significativa em nosso humor
Confira lista de 3 alimentos que diminuem a sensação de ansiedade pela manhã - Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Atualmente, a sociedade vem se acostumando com um ritmo diário acelerado. Dentre estudos, trabalhos e cuidados domésticos, ainda precisamos arrumar um tempinho para relaxar, cuidar da saúde e do bem-estar e programar as coisas do dia a dia.

+ VEJA: Dermatologista ensina cinco maneiras de usar o óleo de coco no verão: três delas você não sabia

+ VEJA: Substitua o pão por esta massinha funcional de banana feita com 3 ingredientes; confira o passo a passo

Baseados em matéria publicada pelo portal Viva Bem, do UOL, selecionamos 3 alimentos capazes de diminuir os efeitos da ansiedade e que são ideais para serem consumidos durante o período da manhã. O melhor de tudo é que são alimentos comuns e acessíveis. A novidade está, na verdade, nos efeitos desses elementos para o organismo. Confira:

BANANA

A banana é uma das frutas mais versáteis que possuímos. É um alimento rico em triptofano, um aminoácido utilizado pelo cérebro, em conjunto com a vitamina B3, que ajuda a produzir a serotonina, neurotransmissor que proporciona uma melhora no nosso bem-estar (não é atoa que também é conhecido como "hormônio do humor"). A banana, também rica em potássio, ajuda administrando as contrações musculares, contribuindo para o controle cardíaco e oxigenação dos tecidos.

IOGURTE

Este alimento consumido por muitos no café da manhã é responsável por proporcionar ao organismo uma rápida sensação de saciedade, em decorrência de seu alto valor biológico. Assim como os alimentos fermentados, o iogurte contém bactérias que regulam a produção de neurotransmissores, como a serotonina e o triptofano (citado acima), ajudando a manter o controle emocional.

CHÁ VERDE

De uma forma geral, os chás são bebidas associadas à calma. O chá verde, especificamente, contém o que conhecemos como l-teanina, responsável por produzir sensações de relaxamento e alívio de tensão. Você pode consumi-lo em forma de infusão, que seria o clássico chá, ou usar o pó do chá verde, também conhecido como matcha, em receitas.

Último acesso: 16 Apr 2021 - 12:05:22 (1044182).