Vacinação: saiba quais os documentos necessários para ser imunizado contra a Covid-19
Tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford serão administradas a partir de duas doses por pessoa
Tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford serão administradas a partir de duas doses por pessoa
Após 10 meses enfrentando a disseminação em massa do coronavírus, a campanha de vacinação contra a nova doença respiratória finalmente está próxima para nós, brasileiros. Vale lembrar que, até hoje, 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, o esperado é que a vacinação com a brasileira CoronaVac e a britânica Oxford/Astrazeneca em território nacional ocorra entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.
Vale lembrar que as duas vacinas que receberam pedido de autorização da Anvisa para uso emergencial serão administradas a partir de duas doses por pessoa.
Documentos necessários para a vacinação:
No plano de imunização contra a Covid-19 elaborado pelo governo federal, todos os cidadãos brasileiros terão direito à vacina e serão vacinados mesmo sem documentação.
O necessário, porém, será comprovar sua participação no grupo correspondente à fase da vacinação, por exemplo, idosos, pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doenças renais ou cardiovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, pessoas com câncer e obesidade grave.
Você pode acompanhar do processo de vacinação através do aplicativo ‘Conecte SUS’ diretamente do seu celular. Nele, serão registradas o tipo de vacina, o lote de fabricação, e a data de cada uma das doses tomadas na carteira digital de vacinação do indivíduo através do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS), ou cartão do SUS.
Para tirar o cartão do SUS gratuitamente, basta você se dirigir à secretaria de Saúde do município em que mora ou em uma unidade do SUS com o RG e CPF em mãos, além da certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de residência.