Como novas pintas podem se transformar em câncer de pele? Descubra e cuide da sua saúde

Em 08 de abril é celebrado o dia mundial de combate ao câncer; veja os riscos de pintas e cuide-se

Como novas pintas podem se transformar em câncer de pele? Descubra e cuide da sua saúde – Foto de Sora Shimazaki no Pexels / Foto de Tara Winstead no Pexels

Em 08 de Abril é comemorado o dia mundial de combate ao câncer. No câncer de pele, o que poucos sabem é que o melanoma provêm da mesma célula que pintas e manchas: os melanócitos. Entenda mais sobre o assunto, com a ajuda de um profissional:

Publicidade

“A diferença é que as pintas e manchas geralmente são inofensivas, enquanto os melanomas são cancerígenos e muitas vezes mortais, sem tratamento”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

Um estudo publicado na revista eLife e realizado por pesquisadores do Huntsman Cancer Institute (HCI) explica como as manchas comuns e os melanomas se formam e por que as manchas podem se transformar em melanoma. “Embora muitos trabalhos mostrem um caráter genético forte para o desenvolvimento do melanoma, esse estudo mostrou que as células produtoras de pigmentos, os melanócitos, são mais afetadas pela sinalização ambiental”, diz o médico.

Como novas pintas podem se transformar em câncer de pele?

O estudo mostra que os melanócitos que se transformam em melanoma não precisam ter mutações adicionais, mas são afetados pela sinalização ambiental, quando as células da pele recebem interferências do ambiente ao seu redor, que lhes dá direção. A radiação solar, por exemplo, é um estímulo ambiental.

+++ Esposa de Bruce Willis compartilha registro de marido em passeio após diagnóstico de afasia

Publicidade

“Os melanócitos expressam genes em ambientes diferentes, dizendo-lhes para se dividir incontrolavelmente ou parar de se dividir completamente. As origens do melanoma serem dependentes de sinais ambientais dá uma nova perspectiva na prevenção e no tratamento”, diz o dermatologista.

Essas descobertas permitem aos médicos detectar alterações cancerígenas no sangue em estágios iniciais. Os pesquisadores também estão interessados em usar esses dados para entender melhor os agentes tópicos potenciais para reduzir o risco de melanoma, atrasar o desenvolvimento ou interromper a recorrência e detectar o melanoma precocemente.

+++ Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros

Publicidade