Publicidade

Sem desconforto! Confira 7 dicas para evitar unha encravada na quarentena

Cuidados simples podem impedir que problemas nos pés e unhas se agravem durante a período de afastamento social

Evite unhas encravadas durante a quarentena – Pixabay

Cuidar do corpo é uma rotina que, mesmo com a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, não deve ser interrompida.

Publicidade

Com salões e clínicas fechadas o jeito é tentar manter as unhas, o cabelo e a pele saudáveis e bonitos em casa mesmo. No entanto, muita gente se esquece de uma área que é essencial para quase todas as atividades cotidianas: os pés.

“Os cuidados devem ser feitos desde a infância até a vida adulta e atitudes simples podem reduzir os riscos de uma unha encravar, o que provoca dor, incômodo e por vezes até inflamações”, alerta Malu Pinheiro, podóloga e Coordenadora Técnica da rede Doctor Feet.

A profissional listou algumas dicas do que pode ou não ser feito sem o auxílio de um especialista e frisa que, ao menor sinal da unha encravar ou inflamar, o correto é recorrer imediatamente ao especialista.

“Por se tratar de uma emergência, é possível encontrar um podólogo que faça atendimento sem descumprir as recomendações de higiene e com horário marcado. Resolver sozinho em casa não é o ideal também, pois não dispomos do equipamento adequado e, na grande maioria dos casos, isso só piora a situação, inflamando ainda mais o dedo”, destaca. 

Publicidade

Confira as dicas:

1) Quando for sair, ou até mesmo para quem gosta de usar sapatos dentro de casa, evite usar algo apertado ou mesmo frouxo demais e opte por meias que absorvam de forma adequada transpiração dos pés;

2) Faça uso de hidratantes desenvolvidos especificamente para essa região;

Publicidade

3) Observe, pelo menos uma vez por semana, se há alguma alteração na coloração das unhas, bem como seu espessamento ou descolamento;

4) Não compartilhe lixas e alicates com os familiares ou amigos;

5) Ao efetuar o corte das unhas em casa, busque fazê-lo da forma menos invasiva possível. Corte-as de forma reta, não tão curta, arredondando os cantos com o auxílio de uma lixa;

Publicidade

6) Quem não tem habilidade para manuseio do alicate, pode lixar a unha até o tamanho que o incômodo diminua;

7) Sempre tenha muito cuidado ao fazer esses procedimentos para que não ocorra ferimentos, o que pode causar muito incômodo ao andar ou mesmo colocar um sapato.

Publicidade