Publicidade

Conheça a alimentação ayurvédica: a rotina que equilibra o corpo, a mente e a alma

A prática ajuda na harmonia do corpo e contribui para o bem estar físico e mental

A prática ajuda a harmonizar o corpo, a mente e a alma – Pixabay / @AquaSpiritLens

A prática ayurvédica está se tornando cada vez mais comum e consiste em uma medicina alternativa que harmoniza a saúde do corpo, da mente e da alma. O objetivo é manter o equilíbrio com o próprio organismo para se ter uma melhor qualidade de vida. Mas, para isso, é necessário também manter a harmonia com a natureza e com as outras pessoas. 

Publicidade

“O princípio básico do Ayurveda é trabalhar com os cinco elementos: ar, éter (ou espaço vazio), fogo, água e terra. Por isso, dentro do Ayurveda, se criou a teoria dos doshas, sendo biotipos que dão as tendências, nossas diferenças bio e psicossociais”, explica a terapeuta ayurvédica Caru Alencar em um vídeo postado no YouTube.

+++ Retire todas as impurezas! Aprenda a preparar e aplicar esfoliante CAPILAR de maracujá com a polpa da fruta

Na alimentação, a harmonia também é o principal propósito. A dieta saudável vai equilibrar o corpo, nos proporcionando nutrição e desintoxicação. Quando isso acontece, estamos fisicamente saudáveis e, como consequência, mentalmente. Assim, podemos cumprir nosso dharma — segundo o Ayurveda, o dharma é propósito essencial da vida.

“Existe alimentação específica para cada dosha. As pessoas que possuem o estilo de vida de comer só comida enlatada, empacotada e congelada vêm para nós com baixa vitalidade e com falta de clareza mental. Aprendemos no Ayurveda que o alimento é uma fonte de energia vital. Nós entramos com uma dieta mais natural, com alimentos orgânicos. Em pouco tempo, essa pessoa muda. O humor e a clareza mental voltam, ela consegue olhar os problemas da vida de uma forma mais positiva e tem mais vitalidade para fazer o que precisa ser feito”, esclarece Caru. 

Publicidade

+++ Como uma alimentação rica em açúcares pode afetar a saúde mental? Psiquiatra e nutrólogo responde à questão

É importante deixar claro que, na alimentação ayurvédica, o emagrecimento não é o principal objetivo, e sim apenas uma consequência. 

Como a terapeuta já explicou, para cada pessoa, certos alimentos são recomendados particularmente. Essa variação acontece seguindo o dosha de cada um: somos seres individualizados e nosso corpo precisa de diferentes nutrientes para se harmonizar. Mas, apesar disso, há algumas diretrizes gerais na dieta: é importante que ela tenha uma variedade de paladares: amargo, doce, salgado, picante. Essa combinação de sabores vai estimular diferentes pontos da língua, o que ajuda, também, nas distintas funções do organismo. 

Publicidade

Assista o vídeo completo!

Publicidade