Publicidade

Cuidado com os excessos: carboidratos são boas fontes de energia, mas, em grande quantidade, são prejudiciais

O carboidrato deve ter seu consumo equilibrado na dieta; o excesso pode causar disfunções metabólicas e problemas de pele

Cuidado com os excessos: carboidratos são boas fontes de energia, mas, em grande quantidade, são prejudiciais – Freepik / @azerbaijan_stockers

Os carboidratos são alimentos que são excelentes fontes de energia. Porém, como tudo na vida, quando consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde. Profissionais explicam como devemos tomar cuidado ao ingerir esses nutrientes.

Publicidade

Carboidratos são boas fontes de energia, mas, em grande quantidade, são prejudiciais

“Carboidratos também são chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos e possuem como principal função ser fonte de energia, mas também têm função estrutural. Podem ser classificados como simples e complexos, sendo os simples os que são fonte mais rápida de energia para o organismo, enquanto os complexos, além das fibras alimentares, são fontes de vitaminas, minerais, fontes naturais de antioxidantes alimentares e têm índice glicêmico mais baixos que os açúcares”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Apesar de terem suas funções, seu excesso pode ser prejudicial, de forma que um dos principais vilões da pele é o excesso de açúcar, que desencadeiam um processo conhecido como glicação.

+++ Como limpar e proteger a energia da sua casa? Espiritualista dá dicas

“A glicação é um dos maiores vilões da nossa pele. Ela é uma alteração na nossa pele influenciada pelo excesso do açúcar. Esse processo significa o açúcar destruindo, endurecendo e mudando a estrutura do colágeno dentro da nossa pele. Essa reação pode aumentar acne, rosácea, estimular oleosidade, piorar o aparecimento de rugas, flacidez, manchas e envelhecimento, aumentar as estrias e celulites. A glicação envolve a pele do corpo todo, as alterações aparecem tanto no rosto quanto no corpo”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra.

Publicidade

Segundo Ludmila, o colágeno é uma estrutura firme, organizada e que mantém nossa pele bem estruturada. “Esse colágeno novo, firme, consegue sustentar a nossa pele de forma muito funcional. Ele também sustenta a molécula de água em torno dele todinho, o que deixa a pele hidratada, mais firme, menos flácida. Se eu tenho mais firmeza, eu terei menos estrias, menos rugas, menos flacidez”, explica a especialista. 

+++ Mulher transforma a própria casa em um asilo para animais de estimação

Ela esclarece que essa alteração é uma agressão à pele de uma forma oxidativa, estrutural e inflamatória.  “Isso aumenta o número de disfunções na pele. Uma pele glicada faz com que a melanina seja ainda mais liberada produzindo as manchas, de uma forma muito mais nociva que a própria agressão solar.”

Publicidade

Cuidar da alimentação é um passo importante. “Os carboidratos, tanto simples como complexos, podem ser incluídos em um hábito alimentar equilibrado. No entanto, os carboidratos simples devem ser consumidos com muita moderação. Por ter índice glicêmico mais alto, não devem representar mais de 10% das calorias ingeridas”, explica a Dra. Marcella.