Publicidade

Cuidados no inverno: dicas para sua skincare no frio

Quando a temperatura esfria, as células da pele ‘encolhem’ e isso pode prejudicar a hidratação; veja dicas de cuidados com a sua skincare durante essa época do ano

Cuidados no inverno: dicas para sua skincare no frio
Cuidados no inverno: dicas para sua skincare no frio – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Sua skinacre está em dia?

Publicidade

Durante o inverno, as células da pele literalmente encolhem no frio e prejudicam uma proteína chamada filagrina, que ajuda na hidratação natural. “No inverno, a pele fica naturalmente mais seca por conta do frio, baixa umidade, banhos quentes e ventos constantes. Então, temos que adequar os produtos do necessaire a esse novo momento, procurando por cosméticos que privilegiem a pele nessa estação”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

Se você tiver cuidado, o inverno pode ser um divisor de águas para a saúde e beleza da pele. Devido aos menores índices de radiação ultravioleta no inverno, as áreas que acabaram de passar por procedimentos ficam menos expostas ao sol, o que diminui o risco do surgimento de manchas na pele e o escurecimento da cicatriz, complicações comuns após procedimentos estéticos por falta de cuidados do paciente com relação ao sol.

Cuidados no inverno: dicas para sua skincare no frio

A baixa temperatura do inverno também pode minimizar o inchaço após a cirurgia plástica ou um procedimento menos invasivo, diminuindo assim o tempo de recuperação. “Isso porque o calor é um dos grandes causadores do inchaço, principalmente quando o paciente já tem uma predisposição natural à retenção de líquidos”, completa o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

No inverno, é importante adaptar a rotina skincare, prestando atenção na formulação dos cosméticos e procurando por ativos que privilegiem a pele no frio.

Publicidade

“O ideal é buscar, por exemplo, produtos à base de Fosfolipídeos, que formam uma segunda camada de proteção e protegem a pele de forma mais efetiva contra a perda de água por evaporação. A associação do ácido hialurônico de alto e baixo peso molecular também é uma ótima opção, pois os ativos atuam em sinergia para estimular a produção de hidratação natural em todas as camadas da pele, combatendo o ressecamento de forma eficaz”, comenta a Dra. Paola.

Além da rotina de skincare adaptada ao período, o maior e melhor cuidado que você pode ter em casa com sua beleza (e também com a saúde) é com relação à alimentação. “Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em um ou dois anos”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga.

Publicidade