Publicidade

Viva a ciência! Estudo conclui que medicamento fez câncer desaparecer em pacientes

O poder da ciência! Pacientes não apresentaram mais sintomas de tumor 1 ano após começarem a receber o medicamento, conforme diz estudo

Viva a ciência! Estudo conclui que medicamento fez câncer desaparecer em pacientes
Viva a ciência! Estudo conclui que medicamento fez câncer desaparecer em pacientes – Foto de Chokniti Khongchum no Pexels

Um avanço da ciência que representa esperança para os pacientes de câncer: um estudo publicado no jornal New England Journal of Medicine indica que um medicamento foi capaz de fazer com que o câncer desaparecesse em todos os 12 pacientes testados na pesquisa. Após o tratamento de 1 ano com o medicamento, alguns exames (ressonância magnética, avaliação endoscópica, toque retal ou biópsia) apontaram evidências da ausência de tumor nos voluntários.

Publicidade

Estudo conclui que medicamento fez câncer desaparecer em pacientes

O imunoterápico já foi aprovado em alguns países, inclusive no Brasil. Ele serve para tratar câncer de endométrio e não tinha sido testado contra outros tipos de tumores. Os pacientes tomaram o dostarlimab a cada três meses durante seis meses.

Todos os voluntários da pesquisa têm uma mutação chamada MMRd. Infelizmente, essa característica tende a tornar os indivíduos menos responsivos a tratamentos como quimioterapia e radioterapia, mas deixa as células cancerígenas mais vulneráveis à resposta imunológica incentivada por um agente imunoterápico, como o remédio em questão.

Cientistas consideram esse medicamento como uma alternativa de tratamento para o futuro. Mas, claro, ainda esperam resultados de outras pesquisas e mantêm a cautela. “O câncer retal localmente avançado, deficiente em reparo de incompatibilidade, foi altamente sensível ao bloqueio de PD-1 com agente único. É necessário um acompanhamento mais longo para avaliar a duração da resposta.”

Publicidade